Estrelas Morreu Anita Guerreiro, a voz de Cheira a Lisboa, aos 89 anos
Anita Guerreiro morreu, aos 89 anos de idade, neste domingo, dia 7 de dezembro, na Casa do Artista, em Lisboa. De acordo com o 'Correio da Manhã', a morte foi de causas naturais e o funeral irá ocorrer nesta terça-feira, ainda com local a definir.
Uma das primeiras reações veio de João Baião, que não escondeu a tristeza com esta notícia. "Notícia tão triste. Minha querida Anita Guerreiro! Um grande aplauso para a Voz de Lisboa, de Portugal!", assinalou, nas redes sociais.
A carreira de Anita Guerreiro começou na década de 1950, tendo participado em inúmeras revistas. Fundou a Adega da Anita, no Parque Mayer, antes de viajar para Angola, de onde regressou para integrar o elenco do Capitólio. Em 1969, popularizou a marcha 'Cheira a Lisboa', que persiste até aos dias de hoje como um dos símbolos das Festas Populares da capital.
Antes do seu regresso, em 1982, ao Teatro Variedades, esteve afastada, tendo levado o seu fado para o estrangeiro, nomeadamente nos Estados Unidos.
Entre os anos 1994 e 2012, abraçou a televisão e integrou o elenco de múltiplas produções como 'Olhos de Água', 'Nunca Digas Adeus' ou 'Os Batanetes'. Recebeu, em 2004, a Medalha Municipal de Mérito, Grau de Ouro, por parte da Câmara Municipal de Lisboa.
Foi casada por duas vezes, a última das quais com Pepe Cardinali, o pai dos seus dois filhos. Era ainda uma presença frequente nas Marchas Populares de Lisboa.