Estrelas Mulher dos sete ofícios! Conheça a artista que é musa de Vagiannidis, nova estrela do Sporting
Giorgios Vagiannidis – a pronúncia do apelido é algo como 'Vaianidis' – é um dos reforços do Sporting para a nova temporada, sendo em Alvalade, onde já está há vários dias antes do anúncio oficial nesta quarta-feira, que o lateral grego vai abraçar esta nova aventura na sua carreira.
Aos 23 anos, o ex-futebolista do Panathinaikos volta a tentar trilhar o seu caminho fora de terras helénicas, depois de ter tido uma experiência que não foi bem-sucedida com a camisola do Inter de Milão, numa ainda tenra idade, onde ainda passou pela Bélgica por empréstimo, antes de um regresso que se comprovou triunfante ao emblema ateniense.
Nas redes sociais, e apesar de o ser de forma algo discreta, Vagiannidis mostra-se por diversas vezes ao lado de uma mulher de nome Iris Matta, que faz várias dedicatórias ao jovem e com quem troca comentários.
Ao contrário dos traços que se associam de forma estereotipada às companheiras de futebolista, Iris traz consigo uma carreira de grande independência, cujo dínamo é a paixão pelo património cultural.
É curadora de arte em Itália, país onde reside desde a segunda metade de 2024, situação que terá levado a algum distanciamento geográfico entre ela e o companheiro, colmatado com férias passadas em conjunto: as últimas foram na Grécia, em junho, como é possível perceber pelos registos nas redes sociais, tendo sido também divulgadas imagens dos dois em deslocações Los Angeles e nos Emirados Árabes Unidos.
Apesar de nem sempre o poder fazer, Iris acompanha muitas vezes presencialmente os jogos de Vagiannidis, como na presença que fez quando o Panathinaikos se deslocou a Florença, pela Liga Conferência, em março, e na viagem até Londres para assistir ao importante jogo entre a seleção grega e a congénere inglesa – que até redundou numa histórica vitória helénica com um bis do agora rival Pavlidis.
Para além disso, Iris carrega consigo um currículo invejável. Foi gestora de redes sociais do Museu de Atenas, função que desempenha atualmente na UNESCO, onde é também voluntária enquanto pesquisadora para projetos de investimento da União Europeia e bolsas da própria organização pertencente às Nações Unidas.
A sua formação é em História e Arqueologia, frequentou ainda um curso em Liderança e Gestão. Completou recentemente um mestrado em Ciências, Arte e Gestão da Cultura, na Rome Business School, na capital italiana. Fica por saber se irá seguir Vagiannidis até Portugal, até porque já atualizou a sua localização numa rede social para o nosso País.