Estrelas O desastre de Andreia Rodrigues
1. A SIC vai voltar a vencer um mês à TVI, o de dezembro, e passa a totalizar 47 vitórias consecutivas. Fantástico. E se conseguir bater o rival em janeiro, completará um ciclo de quatro anos na liderança das audiências. Fantástico também. No entanto, na hora de abrir a garrafa de champanhe, porque há motivos para festejar, Daniel Oliveira sabe que nem tudo lhe corre bem. Se nos programas do day time, ‘Casa Feliz’e ‘Júlia’, as coisas estão equilibradas com ‘Dois às 10’ e ‘Goucha’, na ficção e no entretenimento a realidade é diferente: afinal, ‘Sangue Oculto’ e ‘Por Ti’ têm sempre menos espectadores do que ‘Festa É Festa’ e ‘Quero É Viver’ e o ‘Agricultor’, que já vai na 6.ª temporada e que absorve uma fatia considerável do orçamento da SIC, é um flop. Ora, vejamos.
Se há uns meses escrevi que este reality show tinha morrido, o que pareceu ser, então, um exagero da minha parte para certas pessoas – "olha que os diários fazem bem", alertaram-me –, agora não restam dúvidas: está morto e, pior, nem sabemos em que "cemitério" se encontra. Andreia Rodrigues, a apresentadora, pode argumentar que as audiências não são importantes, que está tudo bem, mas… não está: é um desastre. Nem sempre passa ao domingo, o horário – que já foi nobre – vai para lá da meia-noite, e os fãs desapareceram.
Estreado em 2019, com algum êxito, é bom recordar as promessas da estação feitas dias antes: "Divertido, emocionante e até hilariante, em ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor?’ não há príncipes encantados nem Cinderelas, mas, sim, histórias reais de procura do amor verdadeiro." Alguma coisa não bate certo aqui… num reality show, como se constatou logo, baseado em várias mentiras.
2. Gosto de João Baião, um excelente ser humano e um artista completo, que faz a diferença na SIC: apresenta, representa, canta, dança, ri, chora, comunica. Destaco duas coisas da sua conversa com a ‘TV Guia’, esta semana: "Dizer que não ligo às audiências é mentira. Quando se trabalha, como eu trabalho, o desejo é captar o maior número de pessoas"; ou "Não tenho rivais. Cada um [Jorge Gabriel e Sónia Araújo, na RTP1, e Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz, na TVI] tem a sua linguagem, e depois o público é que escolhe. Todos tentamos fazer o melhor." Perfeito! Um feliz 2023, caro leitor.