Estrelas O tempo das vacas gordas já passou. Reality shows rendem migalhas e Gisela Serrano recorda tempos em ela e Zé Maria arrecadavam 15 mil euros por presença
Vencer ou participar num reality show já não é a mina que era antigamente. Há quem se torne influencer digital de marcas menores, outros viram comentadores na TVI e há quem simplesmente desista e volte ao seu dia a dia depois de dois ou três anos a tentar vingar como estrela televisiva.
Mas nem sempre foi assim. E ninguém soube aproveitar melhor que Zé Maria e Gisela Serrano. Nem que depois tudo tivessem perdido. No início deste século a mera participação num reality levava a que fossem convidados para toda a espécie de eventos e presenças, de norte a sul do país. Hoje a situação é bem diferente e se não são as redes sociais (às vezes), com quem muitas vezes apenas fazem parcerias o dinheiro não é muito que entra.
Mas entre 2001 e 2010 era tudo bem diferente. Gisela recordou o assunto no Manhã CM. "As presenças na altura, eu posso falar por mim, valiam 15 mil euros... por uma presença na altura", explicava a grande estrela do 'Masterplan' que garantia saber destes valores "com conhecimento de causa. Na altura poucos mais que eu e o Zé Maria ganhava esse valor, mas recebíamos", dizia explicando que muita gente comprou casas e fez vida por causa destas presenças.
Os valores diminuíram bastante nos anos seguintes mas muitas estrelitas da 'Casa dos Segredos' continuaram a angariar fortunas com presenças pelas discotecas fora, durante meses a fio. António, o vencedor da primeira edição chegou a cobrar mil euros por 90 minutos. João Mota fez apenas oito e os valores rondavam entre os 1250 e os 2500 euros. Carlos Sousa podia "apenas" receber 750 euros mas manteve o seu perfil ativo neste tipo de "brincadeiras" durante anos.
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por Sofia Sousa (@sofia_sousa_oficial)
A intervenção dos fãs nos anos seguintes transformou alguns prémios arrecadados após vencer a 'Casa dos Segredos' em trocos. Havia quem fizesse muito dinheiro com a ajuda de fãs. Talvez o maior exemplo disso tenha sido Sofia Sousa. A apelidada "mãe coragem" admitiu ter recebido milhares de coisas: "uma maquina de lavar roupa, uma bimby, duas viagens e mais algumas coisas", enumerou numa entrevista anos mais tarde... não admitindo contudo terem sido estes fãs que lhe pagaram a entrada da sua casa, algo que nunca ficou esclarecido.





Vencer hoje após o reality show não é fácil. E as presenças que foram durante anos a forma de arrecadar dinheiro quase desapareceram. Maycon é talvez o primeiro a fazer ressurgir este tipo de trabalhos com concertos de norte a sul do país.
Ver esta publicação no InstagramUma publicação partilhada por Liliana Filipa (@lilianafilipa__)
Mas os valores... longe dos de antigamente. Mais recentemente pagava-se entre 250 e os 700 euros por 90 minutos mas Liliana Filipa acabaria por revolucionar todo este negócio com uma aposta fortíssima nas redes sociais da sua... e de outras marcas que a ela se associaram. Hoje, a influencer é convidada para desfiles de marcas de luxo, faz publicidade a marcas de renome e viagens de sonho, isto sem nunca dizer quanto cobra por post.