big brother O verdadeiro motivo! A mulher por detrás da depressão profunda de Zé Maria, o vencedor do primeiro Big Brother
Corria o ano de 2009, quando Zé Maria apareceu na televisão pela última vez. Foi num programa de Fátima Lopes, 'Fátima' na SIC, na rubrica 'Os Cozinhados do Zé'. Na altura, o barranquenho tinha saído da clínica psiquiátrica São José após lhe ter sido diagnosticada uma depressão profunda. Recordamos que em 2004, o primeiro vencedor do 'Big Brother' tinha sido apanhado com dois gatos e apenas uma toalha a percorrer as ruas de Lisboa num estado muito alterado.






A depressão de 2009 tinha um nome: Sónia Saldanha... a mulher que viveu com ele vários anos e que foi sua namorada.
Sónia e Zé Maria viverem juntos num bairro nobre de Lisboa, mas a incapacidade do barranquenho lidar com tudo o que o rodeava, juntamente com as falências dos seus negócios, acabaram com a relação. No entanto, isso nunca a impediu de o tentar apoiar e de o visitar na clínica psiquiátrica onde esteve internado.
Visitas que na altura os amigos de Zé Maria apontavam como prejudiciais. É que, segundo os mais próximos, Sónia era mesmo a causa desta depressão. O barraquenho, ao saber que esta tinha um novo companheiro e que estava a seguir com a sua vida, entrou em desespero. "Apesar de tudo ele ainda tinha esperanças de que as coisas pudessem voltar entre eles, porque a Sónia continuava a visitá-lo e, às vezes, estavam juntos. Porém, foi-se abaixo quando soube que ela tinha outra pessoa”, explicava na altura uma fonte próxima de Zé Maria à TV Guia.
Marco Borges era das pessoas mais preocupadas com o amigo. Em 2009 seguia, juntamente com Marta Cardoso, todos os passos do barranquenho. Depois da alta da clínica, só temia que este "não tomassse a medicação" e que as "crises se repetissem" caso ele se mantivesse em Lisboa.
Apesar dos receios dos amigos, Zé tomou uma decisão mais radical: saiu de Lisboa, voltou para Barracos e desapareceu do circuito. Contudo, quem o conhecia garantia que Sónia Saldanha se mantinha próxima e sempre preocupada com o estado de saúde do alentejano. "Eles continuam amigos", dizia Marco Borges.
Zé Maria acabou por se refugiar na terra onde cresceu sem nunca mais voltar a Lisboa. De Sónia nada mais se soube...