Estrelas Para ganhar dinheiro, Joana Duarte até trabalha em aviões e faz limpezas
Esteve afastada da televisão portuguesa durante seis anos e regressou na pele de Cláudia, uma empresária que abriu uma pousada em Itacaré, no Brasil, na telenovela ‘Cacau’, ainda em exibição na TVI – o seu último trabalho na estação de Queluz de Baixo tinha sido a trama 'Anjo Meu'. Joana Duarte, nascida e criada em 'Morangos com Açúcar', explica o que faz desde que terminou as gravações.
“Continuo com os meus iogas e agora estou muito focada em ser mãe. É desafiante vê-los a crescer tão rápido. Tenho a minha bebé [Mia], que tem um aninho e meio e começou a escola, e só agora estou a ter mais liberdade de movimentos.”
O regresso da sensual atriz, de 38 anos de idade, à ficção nacional correu bem, fruto de ter uma “rede de apoio muito boa”. “As avós e o pai ajudam imenso, mas ainda não estou de volta à minha vida”, lamenta, recordando como, para si, o trabalho em televisão tem sido intermitente: “A última novela que tinha feito foi em 2018 [‘Vidas Opostas’, na SIC].”
"O que levas desta vida são as aventuras loucas"
Em 2013, quando o trabalho escasseou, Joana partiu à aventura. “Viajei muito, trabalhei nos aviões, sou livre, não fico presa, agarro tudo, até limpezas. O que levas desta vida são as aventuras loucas, histórias para contar”, salienta a atriz, cuja sua personagem já morreu na história de Maria João Costa.
Reconhecendo que cada vez se produzem menos novelas em Portugal, Joana Duarte garante que já não fica ansiosa se os convites não chegarem: “Nunca tive muito a fase ansiosa. Sempre me virei para fazer uma série de coisas ao mesmo tempo. Tenho aquela vibe."