Estrelas Quem manda é ele! José Eduardo Moniz vai mandar na TVI e o lugar de Cristina Ferreira pode estar em risco
José Eduardo Moniz sai da TVI em 2009 em guerra com a então administração do canal, na altura liderada por Miguel Pais do Amaral, pressionada pelo poder político no tempo de José Sócrates como primeiro-ministro... e apesar de depois ter regressado como consultor para a ficção, o antigo homem forte do canal está prestes a entrar pela porta grande... e fazer um revolução. A entrada em funções deverá acontecer entre fevereiro e março e vai levar a várias mudanças na estrutura da TVI. Moniz vai ficar responsável por tudo e fica com poder para mandar até em Cristina Ferreira, que pode deixar de ser diretora de programas. Contudo, há quem acredite que a revolução não será tão grande, bastando para isso que Cristina queira continuar como diretora de programas, sendo certo que a decisão final sobre programas e afins passa a caber a Moniz.
Mas a relação entre Moniz e Cristina é antiga. Aliás, foi ele que lhe abriu as portas da TVI após sugestão de Júlia Pinheiro. A TV Guia garante, na edição desta quinta-feira, dá conta que o regresso de Moniz, que tem andado em reuniões com Mário Ferreira, presidente da administração e acionista maioritário, já decorrem há algum tempo.
Em cima da mesa está o futuro de várias pessoas com cargos na TVI. Além de Cristina Ferreira, o lugar de Anselmo Crespo, diretor de informação da TVI, também está em xeque.
Isto numa altura em que a TVI se aproximou da SIC e a guerra das audiências está ao rubro.