Estrelas Sem casa e nas malhas da Justiça: como a vida de José Castelo Branco ficou virada do avesso
José Castelo Branco, de 61 anos de idade, está atualmente a atravessar o período mais delicado da sua vida. O socialite, que ficou conhecido pelo luxo que imprimia no seu quotidiano, vê somarem-se os problemas, criando um maremoto de sarilhos que o está a deixar sem chão. A acusação de violência doméstica contra a mulher, Betty Grafstein (95), após declarações desta a funcionários do hospital CUF Cascais, onde a joalheira se encontra internada, que já está sob investigação do Ministério Público, é apenas mais um capítulo numa sequência de polémicas no qual o Conde se tem visto envolvido.
O ‘marchand d’art’ está atualmente em litígio no que toca ao palacete onde coabitava com Betty em Sintra, agora ocupado por Pedro Pico, numa manobra que considerou irregular, e que, garante, está nas mãos dos advogados. “Deixei com todo o recheio, porque confiei na pessoa. Para a Betty, é um golpe brutal. Nós agora estamos sem-abrigo! É verdade! Quer dizer, temos onde dormir, graças a Deus, mas, sempre que volto a Portugal, não tenho a minha casa! E tinha sido tudo combinado ao contrário”, disse, recentemente, no ‘Dois às 10’.
Os dramas de saúde da sua companheira têm sido uma constante, com múltiplas hospitalizações no último ano: foi alvo de uma intervenção ao coração, para a colocação de um pacemaker, e de uma a um dedo do pé. Esteve internada por causa de uma tromboflebite logo após a chegada a Lisboa, para além da situação que levou a que esteja internada desde o dia 20 de abril, uma fratura no fémur.
Ao nível de problemas com a lei, foi em 2019 acusado de roubar um perfume no aeroporto Humberto Delgado, crime que nega ter cometido, tendo sido condenado a fazer trabalho comunitário, após ter faltado ao julgamento. Já nesta estada em Portugal, que iniciou com uma viagem para assistir ao batizado da neta Constança, protagonizou uma polémica num restaurante no Bairro Alto, em Lisboa, na sequência da qual foi acusado de xenofobia e agressão, tendo-se defendido alegando que o cliente que atacou tê-lo-á provocado e insultado Betty.
Agora, encontra-se ainda com a ameaça pendente do antagonismo por parte do filho de Betty Grafstein, Roger, que não terá ficado contente com a viagem a Lisboa. De acordo com declarações de Abel Dias, amigo de Betty, ao site ‘Flash!’, Roger terá mesmo a ambição de afastar definitivamente José Castelo Branco da vida da sua mãe: "Ele já sabe de tudo, quer que a mãe volte para os Estados Unidos assim que estiverem reunidas as condições para tal, e depois ele vai tirar finalmente o Zé da vida da Betty. O melhor que lhe podia acontecer é este canalha desaparecer da vida dela para sempre. A Betty merece que este pesadelo acabe".