Barra MediaLivre
PUB
Junte-se a nós:

"TV Guia: As últimas notícias, novidades e entretenimento sobre televisão. Saiba tudo sobre as suas séries, novelas e estrelas favoritas"

Ricardo Sá Pinto, Esteghlal
1/6 - Foto : Esteghlal Ricardo Sá Pinto, Esteghlal
Ricardo Sá Pinto, Esteghlal
2/6 Ricardo Sá Pinto, Esteghlal
Sá Pinto ignora conflito e muda-se para o Irão
3/6 - Foto : D.R. Sá Pinto ignora conflito e muda-se para o Irão
Sá Pinto ignora conflitos e treina no Irão
4/6 - Foto : D.R. Sá Pinto ignora conflitos e treina no Irão
Sá Pinto ignora conflito e muda-se para o Irão
5/6 - Foto : D.R. Sá Pinto ignora conflito e muda-se para o Irão
Sá Pinto ignora conflito e muda-se para o Irão
6/6 - Foto : D.R. Sá Pinto ignora conflito e muda-se para o Irão

Estrelas Sozinho no coração do conflito, Sá Pinto quebra o silêncio após ter decidido ficar no Irão apesar da recomendação do Ministério dos Negócios Estrangeiros

16 de Janeiro de 2026 às 12:02
Ao contrário da sua equipa técnica, o treinador de futebol decidiu ficar em território iraniano não obstante o ambiente no país e justifica decisão
seguir:
Sá Pinto
Esteghlal
Irão

Ricardo Sá Pinto, treinador de futebol no Esteghlal, foi um dos dez cidadãos com passaporte português a decidir permanecer no Irão, não obstante o clima de tensão que se vive com as manifestações contra o regime vigente. Com as comunicações limitadas no país e já com a embaixada portuguesa encerrada, o técnico conseguiu enviar uma mensagem desde Teerão, na tarde desta quinta-feira, à RTP, para dar conta da situação atual.

PUB

"Tenho pontos de emergência para poder comunicar sempre que necessário. Amanhã [sexta-feira], vou ter internet também se tudo correr bem para poder comunicar quando estou no meu trabalho", relatou o antigo jogador e treinador do Sporting. O técnico de 53 anos referiu ainda: "As coisas estão calmas, está tudo tranquilo nesta altura, está tudo normal."

Já à Renascença, Sá Pinto descartou a possibilidade de abandonar para já o país: "Vou acompanhando, de certa forma, aqui e acolá as notícias, mesmo não tendo rede no meu telemóvel ou internet a toda a altura. Tenho aqui responsabilidades. As pessoas gostam de mim, pediram-me para ficar." 

De seguida, sublinhou que pretende manter-se para ajudar os seus jogadores a atravessar esta situação delicada: "Vamos ter um jogo daqui a três dias. Sinto-me na obrigação de continuar. Há jogadores que querem treinar, que querem competir e que querem um bocadinho abstrair-se desta situação toda. E eu também sinto essa obrigação de dar essa parte."

Apesar de dizer que a população está a viver uma vida normal e que não sente um "ambiente de guerra", Sá Pinto afirma ter tomado precauções e já ter um plano para caso tenha mesmo de sair do Irão: "A qualquer altura algo pode acontecer e temos que estar preparados. Se o espaço aéreo for fechado, por via terrestre, enfim… estou minimamente preparado para me proteger."

PUB

Recorde-se que a equipa técnica de Sá Pinto no Esteghlal, onde estão três portugueses, já não está no Irão, assim como os jogadores estrangeiros, entre os quais Adán, ex-guarda-redes do Sporting. Também Ricardo Alves, futebolista da equipa iraniana Sepahan, saiu, acatando a recomendação do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

PUB
Newsletter Diária

As principais notícias do dia sobre a vida dos famosos, em Portugal.

PUB
PUB
Deseja receber notificações?
Cancelar Continuar