Estrelas Um verdadeiro pesadelo para Ljubomir Stanisic: sem Estrela Michelin, chef perde quase metade da faturação e até empregados enquanto continua afastado da televisão
Ljubomir Stanisic estará expectante que o próximo ano signifique um virar de página no seu percurso. O chef natural de Sarajevo, de 47 anos de idade, tem estado afastado da televisão desde o fim da segunda temporada de 'Hell's Kitchen Famosos', nos últimos meses de 2024.
O programa não conseguiu vingar nas audiências contra a 'Casa dos Segredos', da TVI, e contra o 'The Voice Portugal', da RTP1, o que fez com que Daniel Oliveira não voltasse a apostar no formato de cozinha durante este ano. Para além disso, o contrato que unia Ljubomir à estação de Paço de Arcos chegou ao fim e não foi renovado, deixando o chef num limbo televisivo.
Até porque 'Ljubo' está envolvido num litígio judicial com a TVI'. O canal exige mais de 1,2 milhões de euros por quebra contratual após o chef ter rescindido unilateralmente o contrato de exclusividade para sair para a SIC: do lado inverso, este pede cerca de nove mil euros que acredita lhe serem devidos, assim como 5% das receitas publicitárias de 'Pesadelo na Cozinha', programa do qual foi anfitrião e que representou um sucesso de audiências.
Apesar disso, segundo a 'Boa Onda' do 'Correio da Manhã', Stanisic, que se estreou no pequeno ecrã em 2011, no 'Masterche'f, da RTP, já se ofereceu para regressar à TVI, com alguns elementos ligados à estação terem mostrado abertura para que tal se efetivasse.
Se a vida na televisão está complicada, também na restauração, profissão onde é incontestavelmente um dos maiores nomes do País, Ljubomir sofreu um forte revés durante o último ano. Em fevereiro, o seu restaurante 100 Maneiras perdeu a sua Estrela Michelin, conquistada em 2020. No programa 'Prova Oral', de Fernando Alvim, admitiu não ter dúvidas de que tal só aconteceu por causa de declarações suas. Refira-se que, na sua presença no 'Alta Definição', o cozinheiro havia dito: "A estrela Michelin é como Dodot, serve para limpar o cu. Dá estatuto, é útil, mas agora só serve para pagar contas."
Apesar de o ter desvalorizado na altura, a verdade é que ficar desfalcado desta distinção resultou em consequências bem reais. Segundo agora declarou numa entrevista ao 'Observador', o 100 Maneiras perdeu 40% da faturação desde a perda da estrela, mas não só. "Perdi alguns empregados que fogem quando se perde uma estrela, que não são leais", garante. Ljubomir afirma, por isso, que recuperar a estrela é um objetivo.
Por outro lado, o 'chef', que chegou a Portugal vindo da antiga Jugoslávia em agosto de 1997, tem avolumado a sua presença em campanhas publicitárias, que têm permitido faturar e possivelmente colmatar algumas das receitas perdidas nas indústrias em que está envlvido.