Estrelas A história 'mentirosa' do lar onde Betty Grafstein está internada em Nova Iorque: afinal nem tudo era verdade...
E depois de muita discussão, chegou-se à conclusão que a TV Guia tinha razão sobre o o local e as condições em que Betty Grafstein, mulher de José Castelo Branco, se encontra internada numa casa de cuidados continuados - habitualmente denominada "lar" - em Nova Iorque.
Mas vamos por partes, para que fique claro do que falamos. Na edição desta semana da revista TV Guia - ainda em banca - a nossa revista mostra finalmente as imagens de Mary Manning Walsh, a residência (lar) no coração de Manhattan, Nova Iorque, onde, desde há cerca de dois meses, Betty Grafstein se encontra internada (ver galeria de fotos em cima).
Betty ocupa um quarto e recebe visitas. Esta é considerada uma clínica de cuidados continuados premium, para uma determinada elite nova-iorquina - dada a sua localização privilegiada, perto de Central Park. Não faltam os luxos, que uma mensalidade que pode chegar aos 30 mil euros é capaz de pagar.
As visitas acontecem como em qualquer residência com estas caraterísticas - com autorização da gerência e nos horários possíveis, o que obrigada a mulher de Castelo Branco a passar longo tempo sozinha.
Na edição da passada sexta-feira do programa 'Noite da Estrelas', e depois da TV Guia estar em bancas, a nossa reportagem foi confirmada no programa, ao mesmo tempo que era desconstruída a questão de uma fotografia enviada ao mesmo programa que mostrava Betty em condições "degradantes". Recorde-se que, embora não tenha sido mostrada de imediato, a imagem acabou por ser divulgada e só depois disso, graças a depoimentos recolhidos junto de amigos e do próprio filho de Betty Grafstein, Roger Basile, se veio a confirmar que aquela fotografia não era "real" mas sim um momento captado de forma "maldosa" para ser divulgado indevidamente, não correspondendo à realidade que Betty, nos seus mais de 90 anos, vive atualmente.
O seu estado de saúde merece cuidados acrescidos, garantiu Abel Dias, amigo de Betty de longos anos, durante o programa da CMTV, mas outra coisa não seria esperada dada à sua idade avançada e ao que passou nos últimos tempos. “Ela perdeu a mobilidade. Neste momento, já não consegue, de todo, andar. É triste.”, adiantou uma outra fonte, ligada a Nova Iorque à TV Guia.