Estrelas A insólita história do herói do Botafogo: Renato Paiva, treinador português que derrotou o PSG, já foi acusado de ter duas mulheres ao mesmo tempo... e depois apaixonou-se por outra
Na madrugada de quinta-feira para sexta-feira, em hora portuguesa, o Botafogo, campeão sul-americano, surpreendeu o PSG dos lusos João Neves, Vitinha, Nuno Mendes e Gonçalo Ramos, com uma vitória por 1-0 na fase de grupos do Mundial de Clubes, disputado nos Estados Unidos da América.
O treinador do clube do Rio de Janeiro é o português Renato Paiva, de 53 anos, cuja carreira arrancou na formação do Benfica e depois o levou por vários países, entre México, Equador e Brasil. Na sequência deste triunfo histórico que levou à loucura a massa adepta botafoguense, o sucessor de Artur Jorge ao comando do 'Fogão' recebeu um beijo do acionista maioritário do clube, John Textor, durante a entrevista pós-jogo e brincou, entre sorrisos: "Prefiro o beijo da minha mulher, mas..."
John Textor até invadiu a flash interview de Renato Paiva: "Prefiro um beijo da minha esposa" ??pic.twitter.com/NIR1wsZnyL
— B24 (@B24PT) June 20, 2025
Curiosamente, foi mesmo no capítulo romântico que Renato Paiva viu o seu nome aparecer da forma mais insólita nas notícias. Isto porque, corria o ano de 2023, quando o então treinador do Bahia foi acusado pelos adeptos de ter... duas mulheres ao mesmo tempo.
Isto porque, percorrendo as redes sociais, os apoiantes do emblema baiano notaram que tanto Isabel Figueiredo, que continha inúmeras fotografias ao longo dos anos com Renato, como Mariapaz Maldonado, uma jornalista equatoriana que teria conhecido durante o tempo que trabalhava nesse país, se referiam ao português como companheiro em duas publicações feitas com pouca diferença temporal.




Perante isto, o sertanense foi obrigado a vir a público esclarecer a situação, após ser acusado de ser traidor, sem confirmar se estava ou não junto com Mariapaz: "Uma relação só é uma relação quando as duas pessoas em questão a querem. Se uma não quer, por mais que diga, escreva e publique coisas nas redes sociais, não faz dela uma relação amorosa. Numa relação de amor real e genuína, dizes o que tens a dizer à pessoa que amas em privado e não publicamente para marketing."
"Uma relação só é uma relação quando as duas pessoas em questão a querem"
Depois, deixou um sério aviso: "Só porque alguém diz ou escreve algo, seja provado/comprovado ou não. O que interessa hoje em dia é culpar, acusar, insultar e fazer juízos de valor. Não voltarei a falar deste tema publicamente, o qual já está a ser tratado de forma judicial com os meus advogados."
Ao mesmo tempo, Mariapaz alegou depois que Renato Paiva estava divorciado há vários anos, e escreveu um comunicado em que lamentou as reações: "Perante os comentários mal intencionados por parte das pessoas que me quiseram ofender, é a única vez que vou a falar do tema. Nunca acreditei que uma só publicação da minha vida privada fosse motivo de difamação sem saberem a realidade."
A verdade é que, depois desse alegado romance com a jornalista e quando ainda era treinador do Bahia, Renato Paiva – que foi também recentemente notícia em Portugal pela antiga disputa verbal com Martín Anselmi, atual treinador do FC Porto – acabou por se apaixonar por uma outra mulher.
Trata-se de Michelle Rizkalla, psicóloga desportiva que trabalhava no Bahia, segundo o UOL, assinalando que é com ela que agora vive uma história de paixão neste momento.



Nas 'stories', é possível ver Michelle feliz com a vitória do Botafogo e criticando quem duvidou da prestação da equipa carioca contra o poderoso Paris Saint-Germain, frisando: "Quem tem o microfone fala o que quer sem consequências".

