Estrelas Chegou a pesar 39 quilos e entrou numa depressão que nunca assumiu. O calvário que Ana Marques viveu depois de ter dado à luz as filhas gémeas
Hoje em dia as filha de Ana Marques - Laura e Francisco - já têm 16 anos de idade mas, nem assim, a apresentadora da SIC esquece o que viveu aquando do nascimento das duas meninas gémeas.
O rosto da estação de Paço de Arcos esteve em 'Estamos em Casa', o programa de Andreia Rodrigues, e recordou o momento delicado pelo qual passou durante a primeira fase da maternidade. Enquanto esperava viver dias de alegria sem fim, foi invadida por estado em que não queria estar.
ana m"Deitou-me muito abaixo. A maternidade, que devia ser a coisa mais maravilhosa e que nós imaginamos de uma maneira, e que está estereotipada a forma como nós devemos viver a gravidez, o nascimento do filho... a mim trocaram-me as voltas. Quando foge ao padrão tu enches-te de culpas", desabafou.
Ana Marques afirma que emagreceu muito e que entrou num estado depressivo que não admitia nem aceitava. "Eu estava um caco, cheguei a pesar 39 quilos com uma depressão pós-parto complicada e não diagnosticada porque eu própria não assumia. Fazia as tarefas, sempre com uma preocupação enorme que elas dormissem, que respirassem e não vivi a gracinha que é ter umas bonecas."
A verdade é que tudo se complicou na reta final da gravidez e esta não é a primeira vez que Ana Marques conta a sua história. Já em 2019, a apresentadora abriu o coração com Júlia Pinheiro, onde revelou ter estado em perigo de vida. "Estive em risco de vida, houve uma altura em que corri mais eu do que as minhas filhas. Aquilo que eu tive é uma doença de gravidez. Comecei a gravidez com uma tensão muito baixa e acabei com a tensão muito alta, que é um dos sintomas da pré-eclâmpsia, mas se teoricamente nos livros a pré-eclâmpsia termina quando se dá o parto, comigo isso não aconteceu."
Apesar de terem sido capturadas imagens no dia do nascimento das meninas, Ana Marques confessa que não se lembra sequer de as ter tirado. "Entrei apavorada para a sala de partos. Em vez de serem os rins a estarem em risco de falência era o fígado, estava com valores que indicavam que poderia entrar em coma a qualquer momento. Há fotografias a segurar as meninas, não me lembro de nada, via tudo desfocado, tinha uma raiva imensa… dormia acordada."