Estrelas Dias de fome e separação por mensagem: João Maneira revela dramas graves que prejudicaram a sua saúde mental até ter de pedir ajuda
Depois de, em agosto, João Maneira ter publicado um vídeo nas redes sociais, onde admitia estar a atravessar um mau momento a nível de saúde mental, o ator de 30 anos fez revelações sobre os últimos tempos, entre as quais, o período em que chegou a passar fome por não ter dinheiro para a sua alimentação, assim como o fim da sua mais recente relação. Após essa publicação, em que foi alvo de uma onda de amor por parte de colegas e seguidores, pediu ajuda profissional, que acabou por reerguer o seu estado de espírito.
"Cheguei a passar fome entre este ano e o ano passado. Foi uma coisa que tive de passar, podia ter pedido ajuda aos meus pais, mas na altura não me conseguiam ajudar muito, passámos umas dificuldades familiares de saúde. É o orgulho de nunca ter sido preciso pedir nada a ninguém, de ter sempre conseguido pagar as minhas coisas todas e naquele momento não consegui", relatou, no podcast 'Acho Tóxico', de Zé Nogueira.
"Andei com uma refeição por dia e eram ou folhados ou pizzas congeladas e assim. Saí porque senti que tinha de bater lá, o meu caminho era aquele. Foi horrível, tive ataques de pânico, passei ali um momento em que a minha terapeuta diz que não estive deprimido, foi só uma tristeza muito profunda, mas deu para entender realmente o que é a vida, nunca tinha passado fome e era uma pessoa que falava e dava opiniões sobre coisas que nunca tinha passado. Tive de passar por isso também para crescer", acrescentou o intérprete que esteve recentemente na série 'Salto de Fé' (RTP1) e 'Os Eleitos' (Opto), integrando ainda o painel do programa 'Sweet Spot', do Canal 11.
Depois, revelou que foi um convite que teve para projeto da RTP que o fez voltar a ter fundos para endireitar a sua vida: "Foi uma proposta da RTP, o realizador ligou-me e disse que queria muito fazer o projeto comigo, fiquei muito feliz e tirou-me ali o peso de cima. Nós, no mundo da representação em Portugal, trabalhamos a recibos verdes, e portanto 40 e tal por cento vai para o Estado. Durante muito tempo, estava a dormir em relação à entrega do IVA e tudo."
O intérprete falou também sobre o fim do seu romance de quatro anos com Marta Barradas, com a rutura a ter acontecido por mensagem, fator que agravou a dor que experienciou: "Sentia que estava triste, que tinha dias em que acordava e não tinha motivação nenhuma. A minha ex-relação não terminou da melhor forma e foi uma coisa que me custou muito ultrapassar e foi há um ano e tal."
João Maneira prosseguiu: "Gostei mesmo muito dela e a forma como acabámos foi muito parva e acho que não dignifica os quatro anos que nós tivemos e isso mexe muito comigo, mexe muito com a minha pessoa, e de vez em quando ainda me lembro. O tempo acaba por empurrar as coisas para baixo, mas sei que é uma pessoa que me disse muito e ainda me vai dizendo."
De seguida, apontou: "Mexeu comigo talvez mais, por ter sido por mensagem. Precisava dessa conversa e já pedi muitas vezes, mas sinto que já estou a bater no ceguinho. Já mandei muitas mensagens que não justifica realmente quem eu sou e não dignifica a pessoa que eu sou, acho que já mandei demais até. Sou um eterno romântico e acredito no amor até à última página mesmo e faço tudo, tentei de tudo."
Por fim, reforçou que isso acabou por deixá-lo com a confiança em baixo: "Mudava a minha vida toda e mudava de país por esta pessoa se ela me pedisse e se mostrasse que era isso que precisava, mas não foi isso que aconteceu. Isto para dizer que mexeu muito comigo, com a minha parte emocional, com a minha confiança, até com o meu lado profissional. Fiquei menos confiante no trabalho."