Estrelas Discurso, flores e lágrimas. Foi assim que Dina Aguiar se despediu da RTP após 20 anos à frente do Portugal em Direto
Dina Aguiar despediu-se nesta quinta-feira, dia 9, do 'Portugal em Direto', programa que conduzia há 20 anos na RTP1. A pivô disse adeus ao serviço público de televisão após 47 anos e foi saudada pelos seus colegas, não lhe tendo sido concedida a última vontade de gravar o derradeiro discurso. "O realizador quer que eu chore no final", contou, no 'A Nossa Tarde', pouco antes, onde confessou estar "muito triste por isto acabar desta forma".
E foi desta forma que Dina Aguiar acabou a emissão: "E este foi o último 'Portugal em Direto' apresentado por mim. Obrigada por nos dar o privilégio da sua companhia durante tantos anos. É o fim de um ciclo em que fui protagonista de 30 anos de informação regional, 20 deles aqui no 'Portugal em Direto', a levar até a si diariamente o País real, a levar o País ao mundo. Fi-lo sempre com muito amor e carinho e sobretudo com muito rigor profissional."
"Sei que esta hora e meia era mais do que lhe dar a saber o que se passava no país. Era o nosso momento de respirar tranquilidade, paz e de partilha da vida a acontecer ao ritmo dos dias do País profundo, esquecido neste mundo frenético das notícias. Para mim, foram 20 anos de pura felicidade e amor e que, acredito, você foi sentindo na rede de energia positiva que fomos criando", continuou.
De seguida, deixou um aviso ao formato que irá dar seguimento a este legado de Dina Aguiar, o 'Portugal em Rede', de Sandra Fernandes Pereira: "No 'Portugal em Direto' foram-se sempre as pessoas, o país, as histórias que contaram. Cumprimos objetivos, fizemos a diferença, atingimos grandes audiências, atingimos um patamar elevado de aceitação, fizemos história e deixamos uma marca na RTP. O desafio que fica ao programa que nos sucede é ultrapassar a excelência que atingimos para que fique justificado o fim do 'Portugal em Direto'."
Os tradicionais agradecimentos não poderiam faltar: "Agradeço todo o carinho e reconhecimento. Obrigada a todos os colegas jornalistas, nomeadamente dos centros regionais e equipas técnicas que ao longo destes 20 anos foram entrando e saindo deste projeto informativo de cariz regional. (...) Hoje é um dia difícil não só para mim, mas para muitos de vós também será. Obrigada à RTP pelos 47 anos de uma vida muito feliz aqui. Parto com a certeza do dever cumprido, muito sucesso para a equipa que me sucede neste formato."
Por fim, deixou uma revelação: "Já agora, amanhã a Alberta Marques Fernandes fechará a porta do 'Portugal em Direto'. Obrigada e até um dia deste ou até sempre, se Deus quiser." A emissão terminou com Vítor Gonçalves, diretor de Informação da RTP, a entregar pessoalmente um ramo de flores a Dina Aguiar, que, emocionada, também exibiu para a câmara alguns dos papéis com fotografias deste seu percurso para as câmaras, enquanto as imagens de emissões anteriores iam passando nos ecrãs adjacentes.