Estrelas Dor e sofrimento. O dia em que Joaquim Monchique subiu ao palco, cinco minutos depois de saber que a avó tinha morrido
Joaquim Monchique, de 55 anos de idade, relata o espetáculo mais difícil que fez na vida, quando soube da morte da sua avó, uma das pessoas mais especiais da sua vida, pouco antes de subir ao palco.
“Adorava a minha avó, tanto que a minha mãe e a minha avó não consigo distinguir as duas. Tive duas mães paralelas, faltavam cinco minutos para fazer um monólogo do Júlio de Matos, e a minha avó morre no dia em que fazia 90 anos. Eu ligava e ninguém me atendia e achava muito estranho e cinco minutos antes de eu entrar, a minha mãe atende o telefone e diz-me: ‘A tua avó morreu’", conta, ao podcast 'Na Realidade É Ficção', de Renato Godinho.
"Foi das pessoas que mais gostei na vida, mostrou-me que o mundo tinha cor. Fui fazer como tinha uma sala esgotada aquele monólogo, até hoje ainda não sei como fiz aquele espetáculo. Se tivesse sido mais cedo, meia hora antes, não tinha feito", acrescentou o ator.
"Entra-se em piloto automático e ao mesmo tempo estás a ver o filme da tua vida com aquela pessoa que gostaste e ainda por cima a peça era 'down', portanto não sei como fiz. Acabou a peça, peguei no carro e fui para o Algarve", rematou.