1.ª Companhia Ela não se cala! Maria Botelho Moniz defende a 1.ª Companhia com unhas e dentes e justifica escolhas polémicas da produção em público
Depois do sucesso do 'Big Brother Verão', Maria Botelho Moniz regressou aos reality shows pela porta da '1.ª Companhia', perante o gáudio de muitos espectadores que já há muito pediam a sua volta aos ecrãs.
Apesar disso, a apresentadora tem sido o alvo de alguns dos críticos do programa e das escolhas da produção nas redes sociais, mas não deixa essas críticas cair em saco roto e tem respondido à letra a muitos internautas que a visam em partilhas pautadas pela maledicência, numa decisão que contrasta com maior recato.
Nesta terça-feira, por exemplo, explicou o porquê de Andrea não constar na lista de nomeados, mesmo que, no passado, tenham sido cinco os concorrentes a ir à "chapa". "Nunca pode ficar metade do grupo nomeado, há sempre um momento em todos os programa mas em que o leque reduz. A menos que haja empate, não faria sentido 5 de 10 nomeados", esclareceu.
Nunca pode ficar metade do grupo nomeado, há sempre um momento em todos os programa mas em que o leque reduz. A menos que haja empate, não faria sentido 5 de 10 nomeados.
— Maria Botelho Moniz (@mariabmoniz) January 20, 2026
De seguida, reagiu também a quem a acusou de favorecer Rodrigo Castelhano na recente polémica sobre o machismo na casa. "Tal como a Noélia disse, foi sobre alguém que está cá fora, logo não se referia a esse momento das 'marteladas'", escreveu, num 'tweet', sendo que noutro, já havia redigido: "Eu ouvi bem o comentário a que se refere, mas não ouvi aquele a que a Noélia se refere. Ela diz que alguém fez um comentário machista sobre uma figura pública que está cá fora. Ouviu isso? Eu não."
Ouvi sim. Mas tal como a Noélia disse, foi sobre alguém que está cá fora, logo não se referia a esse momento das “marteladas”.
— Maria Botelho Moniz (@mariabmoniz) January 20, 2026
Numa outra ocasião, respondeu a uma espectadora que a adjetivou de 'sonsa' e 'lambe-botas', com uma afirmação pungente e à altura: "Uma pessoa com a sua idade não devia dar o exemplo aos mais novos de que não se deve insultar gratuitamente por detrás de um ecrã..? Depois ainda dizem 'esta geração está perdida'… pudera, com estes exemplos."