Festival da Eurovisão Entre protestos e polémicas nos bastidores, Israel recebe a maioria dos votos do público mas não ganha o Festival da Eurovisão: entenda o sistema de votações
Não é só em Portugal que a votação para o ‘Festival da Canção’ dá que falar. Também no ‘Festival da Eurovisão’, os resultados estão a causar polémica. É que o grande vencedor, a Áustria, recebeu a maioria dos votos do júri nacional, 258, mas foi apenas o quinto classificado no televoto. Ainda assim, acabou por vencer.
Mas a votação dos espectadores também está a dar que falar. Israel, com o tema ‘New Day Will Rise’, de Yuval Raphael, foi o país mais votado desta edição através do televoto. Conquistou ao todo 297 pontos do público, mais do que os 258 da música da Estónia. Estas duas canções saíram beneficiadas com o televoto, conseguindo chegar ao pódio, mesmo não tendo uma grande votação do júri.
A verdade é que Israel continua debaixo de fogo no certame, devido ao conflito israelo-palestiniano. E depois de os seguranças terem sido obrigados a expulsar seis pessoas da St. Jakobshalle Arena, onde decorreu o certame, na quinta-feira, depois de estas interromperem com vaias e assobios o ensaio oficial de Yuval Raphael para a segunda semifinal, este sábado voltaram a registar-se incidentes.
Desta feita em Basileia, a cidade suiça que acolheu o ‘Festival da Eurovisão’. Os confrontos tiveram início instantes antes de a representante de Israel ter atuado. Com várias bandeiras palestinianas e uma faixa onde se lia ‘Unidos pela Palestina’, os manifestantes entraram em conflito com as autoridades.