Estrelas Iolanda quis desistir da Eurovisão? Acabaram-se as mentiras
Iolanda, de 29 anos de idade, foi a representante portuguesa na edição de 2024 do Festival da Eurovisão, sobrevoando as expectativas para alcançar o 10.º lugar na final, que teve lugar em Malmö, e da qual saiu vencedora a Suíça, pela voz de Nemo.
O jornal norueguês 'VG' assinala, no entanto, que a cantora teria ameaçado não subir a palco, tal como aconteceu precisamente com o músico helvético e com os concorrentes de Grécia, Irlanda, Noruega e Reino Unido. O protesto teria como base uma dualidade de critérios no que tocava à polémica participação israelita, com alegações de que o território, cujo exército já foi responsável por mais de 30 mil mortes em Gaza – na sequência do vigente conflito israelo-palestiniano – estaria a utilizar o certame como ferramenta política.
Porém, Rita Barradas, diretora da Think Out Loud, representante da cantora de 'Grito', afirmou à 'Blitz' que tais relatos não correspondem à realidade. "No que diz respeito a Portugal, nunca esteve em causa desistirmos do concurso, ou termos falado com a UER [União Europeia de Radiofusão, organizadora do festival] nesse sentido, (...) muito menos a 25 minutos do inicio do espetáculo", ressalvando que "houve muitas questões controversas nesta edição", mas que nunca foi considerada "a desistência de Portugal, no dia da final"