Estrelas Margarida Marinho faz denúncias sobre os bastidores do mundo artístico que levaram atrizes a afastar-se
Margarida Marinho, de 62 anos de idade, abriu o livro acerca do lado mais obscuro do mundo da representação em Portugal, esclarecendo que já houve profissionais da área a retirarem-se por terem sido alvo de atitudes menos abonatórias.
"A mulher sempre foi objeto de grandes misoginias. Não é só masculina, atenção, também acontece o contrário, quando as mulheres fazem mal umas às outras não sei qual é mais violento. (...) É muito fácil destruir a autoestima de alguém, então em cima de um palco é facílimo. Eu vi muita coisa a acontecer. Não quero estar a personalizar, mas vi atrizes a serem subvalorizadas, a serem criticadas, a serem estigmatizadas no meio pelos pares", relatou a atriz, no podcast 'Ar Livre', de Salvador Martinha, acrescentando: "É muito difícil, algumas pessoas desistiram. São as pessoas de quem nunca falamos, são as pessoas que desistiram da carreira."
Depois, perante as questões do humorista, a intérprete subinhou: "É uma irmandade, mas é uma irmandade muito competitiva porque há este instinto de sobrevivência também que é, o meio é pequenino, há poucos lugares…"
Inquirida sobre a permanência de várias personalidades em posições de poder, Margarida Marinho esclarece: "Durante muitos anos, o teatro português também tinha os seus chefinhos, as suas capelinhas, os subsídios estavam ali só. (…) Também tem a ver com o lastro sociopolítico que vivemos anos e anos, não é por se ter introduzido uma abertura no discurso de esquerda que a democracia se instalou de um momento para o outro."
"Algumas pessoas desistiram. São as pessoas de quem nunca falamos, são as pessoas que desistiram da carreira"
Posteriormente, adiu: "[Em alguns teatros] há grandes ditaduras. (…) Digamos que há lugares que são muito pouco saudáveis do ponto de vista da liberdade. Agora, cada um faz a sua observação, porque depois podemos discutir o que significa liberdade para cada um de nós. Seja como for, quando nós dependemos de subsídios estatais acho que podemos falar com estes termos."