Estrelas O amor que parecia perfeito! Mulher de Artur Jorge tinha deixado tudo pelo casamento de 30 anos que acabou com suposta traição no Brasil
Artur Jorge está no centro de uma nova polémica, após a imprensa brasileira dar conta de que o treinador português, atualmente ao serviço do Al-Rayyan do Qatar, viu o casamento de mais de 30 anos com Maria Marques chegar ao fim, por este se ter alegadamente enveredado por uma paixão extraconjugal com Hanna Santos, ex-repórter da Botafogo TV – foi através deste trabalho que os dois se aproximaram, quando o bracarense treinava o clube carioca – e neta de Nilton Santos, ícone do Botafogo, a cujo estádio dá nome, e duas vezes campeão mundial pelo Brasil.
Na altura da conquista da Taça dos Libertadores da América, o maior feito do antigo treinador do Sp. Braga até à data, foram várias as histórias contadas sobre o romance entre Artur Jorge e Maria Marques. O agora ex-casal tem três filhos – Artur Jorge, que é atualmente futebolista na I Liga ao serviço do Farense, Bárbara e Maria – que, segundo o mesmo artigo do 'Extra', estão descontentes com esta decisão do pai.
O técnico reconheceu que a mulher foi fundamental e travou a carreira, enquanto diretora comercial da Baldi, empresa que se dedica à importação e comerciaização exclusiva de bebidas, para acompanhar o marido nesta aventura. "Claro que ajuda muito na integração, sem sombra de dúvida. Estou-lhe muito grato por partilhar esta aventura comigo, ainda para mais porque, para isso, teve de abdicar da sua vida profissional. E esse gesto é muito nobre. Ainda estamos a viver num hotel, mas num futuro próximo já iremos mudar-nos para a nossa casa", revelou, numa entrevista ao jornal 'A Bola', em abril do ano transato, logo após este ter assinado pelo Botafogo.
Já pouco antes da final da Libertadores vencida pelo Botafogo frente aos compatriotas do Atlético Mineiro, em Buenos Aires, Maria Marques concedera uma entrevista à TV Globo, onde falou da sua mudança: "Trinta e um ano de casados, dois de namoro e três de tentar namorar. Eu nunca tinha vindo ao Rio até vir para cá morar." Ao 'Globoesporte', já havia realçado a diferença em relação ao marido: "O Artur tem uma capacidade grande de se adaptar onde quer que esteja. Muito maior do que a minha, confesso. Ele tem esse lado prático que eu gostaria de ter um bocadinho. Eu sou muito coração, o Artur é muito racional."
"Trinta e um ano de casados, dois de namoro e três de tentar namorar. Eu nunca tinha vindo ao Rio até vir para cá morar"
E, no dia do grande troféu, Maria Marques foi uma das pessoas presentes nas bancadas para acompanhar o sucesso do cônjuge, desconhecendo o alegado caso que iria abalar a sua vida pouco depois, quando o romance entre Artur Jorge e Hanna Santos "explodiu" durante a Taça Intercontinental, no Qatar, país que iria acolher o técnico no início de 2025, quando este se mudou para o Al-Rayyan. Aliás, quando, a 17 de dezembro, Artur Jorge foi condecorado com o Grande Colar da Ordem do Infante D. Henrique, Maria Marques ainda esteve presente para assistir a esta homenagem, mas o treinador e a alegada amante já teriam feito mostras de gesto públicas na viagem de Doha para o Brasil, segundo o artigo do 'Extra'.
Já antes, a mulher dedicara uma carta pública ao seu mais-que-tudo: "Lembro-me tão bem de quando decidiste abraçar este projeto. Mudamos a nossa vida de forma radical, deixamos Portugal e viemos para o Brasil, com tantas dúvidas e incertezas. Mas eu sempre soube que acreditavas na tua decisão e sabias que ia dar certo. Sempre acreditaste que este dia haveria e chegar, que a equipe tinha capacidade para conquistar o mundo. Hoje, estás a viver um sonho que nunca duvidei que seria possível. Foste escolhido, a estrela solitária guiou-te e mostrou-te o caminho até aqui, e o que vivemos agora é só o começo."
Infelizmente para o par, não só não terá sido só o começo, como terá mesmo marcado o fim deste romance de longa data, a valer pelo que a imprensa brasileira relata, adindo ainda que a mulher tem feito várias publicações que podem configurar recados ao antigo companheiro, como aconteceu em março, quando escreveu: "A traição não é sobre o que fizeste ou deixaste de fazer. Não é sobre a tua aparência, sobre o quanto amaste ou entregaste. A traição reflete apenas o caráter de quem escolheu enganar, mentir e desrespeitar. Não te culpes pelo erro dos outros. Quem trai não o faz por falta de amor no outro, mas por falta de valores em si próprio."