Estrelas Viúva de Almeno Gonçalves quebra o silêncio, deixa farpa a Rita Salema realçando que foi a única mulher do ator e partilha fotos inéditas do casamento de ambos
A morte de Almeno Gonçalves na passada quinta-feira, dia 27 de novembro, surpreendeu vários colegas. O ator de 66 anos de idade soube que tinha um cancro no cólon, em setembro, e o seu tempo de vida foi de apenas dois meses.
Apesar da dor, partiu com o coração mais descansado: nos últimos tempos de vida conseguiu fazer as pazes com Francisca Salema, filha da sua relação com Rita Salema, com quem não tinha uma relação e que não foi, inclusivamente, convidado para o casamento que aconteceu no passado verão.
A mulher que esteve sempre ao seu lado nos útimos anos é Patrícia Pinheiro, com quem mantinha um casamento discreto. Passada uma semana da morte do marido, a atriz quebra o silêncio através de um texto do Facebook, começando com um agradecimento. "São centenas de mensagens de amor, abraços, força e coragem, que começo agora a abrir devagar e com tempo, esse que nos fugiu das mãos. Não consigo retribuir como gostaria, mas saibam que todo o mimo e colo tem sido fundamental e recebido com muita emoção e carinho, sem exceção. Obrigada, de coração", lê-se.
Os agradecimentos estenderam-se ao hospital onde Almeno acabou por falecer. "A toda a equipa do Hospital S. Francisco Xavier, à nossa médica de família, ao SNS (viva o SNS!), o mais profundo reconhecimento e gratidão."
Apesar de no último adeus se ter mostrado próxima de Rita Salema, Patrícia Carvalho fez questão de reforçar: "O Almeno, o meu Marido (e, dissipando a desinformação, o seu único casamento), o nosso Meno, merece todas as declarações de amor que circulam e que se escondem, merece ser celebrado."
E continuou com uma bonita declaração de amor. "Ele é vida, é alma, é luz, é coração, é sonho, é liberdade, é revolução. Ensinou-me a ser melhor pessoa, melhor artista, a olhar para a arquitectura das cidades, a beleza das aldeias, a olhar para a gente que é gente, a amar por inteiro. Construímos tudo juntos, com as famílias de sangue e do coração. Que batalhão, que força! Somos uns sortudos, um privilégio de amor."
Patrícia Pinheiro remata com uma bonita promessa: "Nunca serei viúva, vives em mim. Meu melhor amigo, melhor cúmplice, melhor namorado, melhor marido, melhor amante, melhor Amor.Nada do que escrevo é, para ti, uma novidade. Dissemos sempre tudo e nunca gastámos as palavras, meu amor. Os teus olhos são peixes verdes. Encontramo-nos em Babylon. Farei por cumprir o Sonho. Serei feliz. Amo-te. Até já."