1/9

Estrelas A incrível história de Marli do Masterchef, que passou parte da vida no hospital, venceu um cancro aos 27 anos e só quer cozinhar e viver da arte

07 de Fevereiro de 2026 às 19:32
Finalista do cooking show da RTP1 tem um percurso de superação e nunca deixou que as dificuldades da vida a impedissem de lutar pelos seus sonhos

É já na noite deste sábado, 7 de fevereiro, que a RTP1 vai anunciar o grande vencedor de mais uma edição do ‘Masterchef Portugal’. Entre os três finalistas está Marli Silva, de 34 anos de idade, uma das concorrentes mais marcantes desta temporada do ‘cooking show’. A pouco e pouco, a candidata de Condeixa a Nova foi-se destacado e corre agora um sério risco de sair a grande vencedora do formato. 

PUB

Apesar de transmitir sempre alegria, a vida desta coordenadora do serviço educativo do Portugal dos Pequenitos não foi um mar de rosas. Pelo contrário. Marli tem um percurso de vida de superação e já passou por muitas contrariedades. “Nasci com um escoliose dorsolombar grave, a coluna torta, muito corcunda, consequentemente com quatro ris e o hospital sempre fez parte da minha vida”, confidenciou em declarações à ‘TV7 Dias’. 

"Nasci com um escoliose dorsolombar grave, a coluna torta, muito corcunda, consequentemente com quatro ris e o hospital sempre fez parte da minha vida"

marli silva

Com apenas 13 anos de idade, Marli foi operada uma primeira vez. “Mas antes disso, estive dois anos até essa operação, a viver no hospital. Tinha escola no hospital, tinha a minha vida no hospital, porque já não conseguia estar sem medicação, estava sempre ligada às máquinas”, acrescentou. 

Assim, entre os 13 e os 23 anos fez mais uma série de cirurgias para “a correção da coluna, retirar ferros, pôr ferros, correção das costelas”, entre muitas outras. A tentar seguir com a sua vida, acabou por sofrer outra contrariedade aos 27 anos de idade. E aí a situação foi ainda mais complicada. 

No auge da idade e depois de fintar tantas dificuldades, a aspirante a ‘Masterchef’ de Portugal teve um cancro de mama. “Eu sofria, tinha dores, passei por vários momentos menos bons, mas a força estava lá. Eu sempre disse que o cancro não me ia matar e não matou... Apesar de ser agressivo, os médicos disseram que estava tudo muito localizado, então era só tirar a mama e seguir a vida”, descreveu. Todavia, ao retirar a mama, sofreu um novo contratempo. “Disseram-me que afinal eu tinha que fazer quimioterapia e passar por isso tudo.” 

PUB
View this post on Instagram

A post shared by Marli Silva (@marli_silva_1992)

Embora tudo isto lhe tenha acontecido, uniu forças e superou as dificuldades. Mas devido ao problema oncológico e entrou na menopausa. Um dos grande sonhos de Marli é ser mãe e acredita que o vai conseguir. “Antes de tudo isto, fiz a preservação de óvulos”, confidenciou ainda. 

Com uma força que inspira quem com ela se cruza, Marli só quer ser feliz. E, para além de ser mãe, deseja juntar todos os seus desejos num único espaço. “Gostava de criar um espaço cultural com música ao vivo, com exposições, dança, pintura, em que as pessoas pudessem estar a consumir arte e, ao mesmo tempo, a comer uns petiscos, umas sopas, uma comida tradicional portuguesa”, rematou. 

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas