Estrelas Os segredos de António José Seguro: do casamento feliz com uma vida 'simples' nas Caldas da Rainha aos negócios do vinho e do turismo rural
A tranquilidade que António José Seguro transparece é acompanhada por uma vida familiar estável que é, na verdade, o suporte do novo presidente da República nas horas mais difíceis. O político tem na mulher, Margarida Maldonado Freitas, o seu ‘rochedo’, ainda que, profissionalmente, gostem de manter vidas totalmente independentes, razão pela qual a farmacêutica – detentora de duas farmácias e gestora de uma terceira – não vai parar tudo para acompanhar o marido.
E a razão é simples: Margarida tem uma vida profissional feliz, nas Caldas da Rainha, e por isso ali deverá permanecer, comparecendo obviamente ao lado do marido - como já fez saber - sempre que as “obrigações” de primeira dama assim o designem.
Aliás, não é só Margarida que se mantém em Caldas da Rainha: o mesmo se poderá passar com toda a família. António José Seguro já fez saber que pretende manter o seu ‘quartel-general’ nas Caldas, fazendo de Belém uma residência pontual, e o mesmo acontece com a sua companheira. “A Margarida tem a interpretação de que não há o cargo de primeira-dama em Portugal. Continuará a fazer a sua vida profissional e estará presente quando a exigência de Estado o justifique”, já revelou Seguro, de 63 anos de idade.
No entanto, não se confunda independência com alheamento. Seguro tem em Margarida um pilar de todas as horas e foram muitos os momentos que apareceram lado a lado na campanha, a honrar a bonita história de amor, que os uniu há mais de 25 anos. O início do romance já foi contado pelo candidato e não difere do de muitos jovens que, em ambiente de diversão, acabariam por se apaixonar. “Quando saí da Juventude Socialista, estava numa discoteca, estávamos todos bem animados, estávamos num ambiente completamente descontraído. A certa altura, subi para cima de uma coluna a dançar, como qualquer jovem daquela idade que está entusiasmado, está entre os seus, está entre amigos...”, descreveu, acrescentando que foi nessa altura que viu Margarida, por quem se apaixonaria à primeira vista.
O gosto pela música, diga-se, nunca o perdeu, não hesitando em assumir os comandos de uma mesa de mistura e por uma sala inteira a dançar - como chegou a acontecer em campanha. A fama de bem disposto, conversador e contador de histórias ninguém lhe tira, mantendo até hoje tertúlias com os amigos na terra onde escolheu viver, bem “comidas” e melhor “bebidas”, ou não fosse Seguro um afamado produtor de vinho, paixão que abraçou em honra do pai, há anos, e que não mais largou.
Mas voltemos a Margarida. “A minha mulher é muito bonita, por dentro e por fora. Apaixonámo-nos à primeira vista e passadas umas semanas estávamos a namorar. Somos diferentes, mas completamo-nos bem. É especial para mim.” O casamento aconteceu a 1 de setembro de 2001, em Santa Maria, Óbidos, com o casal a ser pai orgulhoso de dois filhos, Maria e António, com a família a estabelecer-se nas Caldas da Rainha, um ponto seguro para o clã que, ainda que tudo possa mudar agora que ele é o novo Presidente da República, pretende manter uma estabilidade alavancada na casa de família, que funcionará como o reduto mais privado de António José Seguro. “Casa, casa será sempre a casa de família, nas Caldas, mas isso não invalida que possa ter de pernoitar no Palácio”, fez saber o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa.
Natural de Penamacor, na Beira Baixa, António José Seguro admite que gosta de aliar a tradição à modernidade. É à sua terra natal que regressa todos os natais, onde participa sempre na “noite do madeiro” e ali convive, faça o frio que fizer, com os seus conterrâneos. É também na zona que investiu num turismo rural e no já falado vinho e azeite com a sua marca.
Um desafio que se tornou encantamento e que faz questão de manter mesmo que seja eleito para Belém. Aliás, preocupação com a defesa do que é “nosso” e com a sustentabilidade farão, certamente parte da sua agenda. Nisso, Margarida terá também um papel a dizer. Ela que também é uma apaixonada por música e que tem em Slow J um dos seus artistas favoritos. “Não faço nenhuma discriminação, tenho uma visão pluralista do mundo, da sociedade e também da cultura”.
Se Penamacor é o local eleito pela família para passar o Natal, os verões são vividos, desde há muitos anos, na costa alentejana, mais exatamente em Porto Covo, onde António e Margarida não dispensam passar uns dias de tranquilidade total, entre banhos de bar e passeios à tarde.
Também poderá gostar de
Noélia pediu para adiar, mas já fez o teste de gravidez na 1.ª Companhia e o resultado não deixa margem para dúvidas
Vitória. Vingança: Tiago é raptado e abandonado no meio da rua em roupa interior para pagar pelo mal que fez a Matilde
A incrível história de Marli do Masterchef, que passou parte da vida no hospital, venceu um cancro aos 27 anos e só quer cozinhar e viver da arte
Vitória. Choque: Vitória descobre o maior segredo de Lia e é obrigada a tomar decisão que envolve João
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas