Estrelas Da providência cautelar ao processo em tribunal: a guerra entre David Carreira e Diogo Batáguas que mudou a vida do humorista
Diogo Batáguas, de 40 anos de idade, é um dos comediantes mais acarinhados da atualidade. O humorista soma sucessos nas redes sociais e pelos palcos do país, mas uma das suas piadas fez com que se gerasse uma verdadeira guerra com... David Carreira. Embora o músico nunca tenha querido falar publicamente sobre o caso, a verdade é que o caso chegou a meter tribunais à mistura.
Tudo aconteceu em 2019, quando o cantor fez circular uma notícia falsa de que teria sido detido nos Estados Unidos da América - algo que se veio a revelar um golpe de marketing para promover uma nova música. Nessa época, Diogo Batáguas quis brincar com a situação e partilhou um vídeo na rede social Facebook com uma notícia falsa de que o músico teria sido hospitalizado por “excesso de ingestão de sémen”.
Só que David Carreira não gostou e decidiu processá-lo. A 1 de agosto desse ano, o humorista partilhava na rede social X detalhes do que sucedido.
Requerente: David Araújo Antunes
— Diogo Batáguas (@DiogoBataguas) August 1, 2019
Requerido: Diogo Batáguas
Eis que em plenas férias judiciais o processo avança. Deixa a malta gozar as férias, Davidão.
Mas agora sinto-me mal. Obriguei o rapaz a acordar cedo para ir a tribunal processar-me. Às 10 da manhã estava eu a dormir. pic.twitter.com/UiFzAkZ36J
Numa entrevista, tempos depois, explicou que o processo foi mesmo real. “O David Carreira meteu mesmo uma providência cautelar para retirar conteúdos com o nome dele do meu canal. Tentou lá umas macacadas que depois acabou por perder em primeira instância e não avançou com a parte da difamação, digamos assim”, explicou ao ‘Expresso’.
"Tentou fazer a pressão que conseguiu para mandar abaixo as coisas que eu tinha dito sobre ele. No fundo, tentou usar o poder que tinha, financeiro ou jurídico, para impedir que eu gozasse com ele"
E não se ficou por aqui. “Mas não quer dizer que não tenha tentado. Tentou fazer a pressão que conseguiu para mandar abaixo as coisas que eu tinha dito sobre ele. No fundo, tentou usar o poder que tinha, financeiro ou jurídico, para impedir que eu gozasse com ele”, garantiu ainda.
Esta situação, aliada a uma outra provocação ao Juiz Neto de Moura acabaram por mudar a sua vida, até porque depois veio a fazer um espetáculo de stand up intitulado “Processo”. “Isto não resulta, porque na melhor das hipóteses estás a dar-me mais armas. Não é nada pessoal, nem contra um nem contra outro. Muito menos contra o David Carreira, que só fez um disparate. Eu gozei com o disparate, o facto de ele se ter sentido ofendido dá ainda mais graça ao humor que eu fiz sobre aquela situação. Se fiquei triste com o facto de não ter avançado? Mais ou menos, porque aquilo em tribunal, a forma como ele teria eventualmente de se defender, seria muito mais engraçado do que ele simplesmente desistir...”, acrescentou. O espetáculo viria a ser um sucesso nos palcos.