1/6
Vasco Pereira Coutinho, Tia Bli, Globos de Ouro
Vasco Pereira Coutinho
Vasco Pereira Coutinho, Tia Bli, Globos de Ouro
Vasco Pereira Coutinho
Vasco Pereira Coutinho
Vasco Pereira Coutinho

Globos de Ouro Sabia? Antes de ter sucesso como Tia Bli, Vasco Pereira Coutinho, o humorista dos Globos de Ouro, ajudou com pessoas com deficiência e toxicodependentes

28 de Setembro de 2025 às 23:38
Influenciador digital faz furor nas plataformas online com mais de uma centena de milhar de seguidores

Vasco Pereira Coutinho começou a ganhar popularidade pela sua personagem Tia Bli, que interpretou nos Globos de Ouro, e que é presença frequente nos 'feeds' de Instagram dos portugueses: a sua página tem mais de 120 mil seguidores.

PUB

Mas a história do humorista e influenciador digital é complexa. Após concluir a licenciatura, dedicou-se à sua faceta enquanto católico e foi para o seminário, em Roma. Por Itália permaneceu, a trabalhar com pessoas com deficiência, em Carpi, na região da Emília-Romanha.

Em 2024, numa entrevista à '', refere que esta experiência lhe "devolveu a vida", afirmando: "Era um lugar de amor, de entrega, onde tudo se vivia à flor da pele e toda a gente se tratava bem." Noutras declarações, ao '', descreveu: "O sítio mais bonito da cooperativa era a casa onde estavam as pessoas com as deficiências mais profundas, que são muitas vezes marginalizadas e colocadas em sítios feios."

Mas a sua "missão" não ficou por aqui. Quando voltou para Portugal, foi terapeuta de toxicodepentes, na comunidade Vale de Acór. Na altura, o humor já era uma ferramenta "para chegar mais facilmente às pessoas".

Foi apenas durante a pandemia que mudou a sua vida e optou por seguir a representação, naquele que foi um regresso às artes – antes de Itália, tentou entrar no conservatório, mas não conseguiu. Completou o curso de Teatro, que se juntava ao de Comunicação e Marketing, que também já havia tirado.

PUB

Não foi nos grandes ecrãs que teve o maior êxito, mas sim, nos mais pequenos, não os da televisão, os mesmo pequenos, dos telemóveis. Começou a gravar os vídeos que depois se tornaram virais e o resto, como se diz, é história.

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas