Estrelas Bárbara Guimarães de rastos com morte de criança
Bárbara Guimarães, de 50 anos de idade, relembra os anos que passou a lutar contra um cancro da mama, em 2018, no seu livro autobiográfico 'Tempestade Perfeita', da editora Oficina do Livro, que será apresentado na próxima segunda-feira, dia 8.
Os tratamentos de quimioterapia levavam a apresentadora da SIC com frequência ao Instituto Português de Oncologia, onde se cruzava com diversas outras pessoas que enfrentavam a mesma luta, incluindo uma criança que a sensibilizava e que tentava animar.
"Recordo-me de um período em que me sentia numa espécie de corredor da morte, onde todos os dias ia à radioterapia. Isso aconteceu durante dois meses. Nessa altura, cruzava-me sempre com a mesma pessoa, um miúdo, o Sebastião [nome fictício para proteger a sua identidade]. Era uma criança com uma leucemia galopante. Metia-me muito com ele, para amenizar a crueldade da situação. Brincava com ele e conversávamos", relata Bárbara Guimarães.
"Nessa altura, cruzava-me sempre com a mesma pessoa, uma criança com uma leucemia galopante"
"Um dia, estranhei não o encontrar no corredor. Perguntei por ele aos enfermeiros e nos seus rostos ficou visível o que tinha acontecido, ainda antes de proferir a palavra: 'Partiu.' Foi uma verdadeira injustiça. Nesse dia, voltei sozinha para casa, a chorar. Fiquei tão perturbada. Perante estes absurdos do mundo, como a morte de uma criança, os nossos problemas e o nosso cancro são postos em perspetiva. Por isso, seguia em frente", descreveu a anfitriã de 'Irresistível', da SIC Mulher.