Barra MediaLivre
PUB
Junte-se a nós:

"TV Guia: As últimas notícias, novidades e entretenimento sobre televisão. Saiba tudo sobre as suas séries, novelas e estrelas favoritas"

1/5
2/5 - Foto : Bruno Colaço
3/5 - Foto : Bruno Colaço
4/5 - Foto : Bruno Colaço
5/5

Estrelas 'Ex'-ator de 'Morangos com Açúcar' sai em liberdade, depois de cumprir uma pena de mais de 10 anos na prisão, por tráfico de droga. Toda a história

02 de Outubro de 2024 às 14:41
Onze anos após ter sido detido, o antigo 'moranguito' está livre e promete mudar
seguir:
Tomás Santos
Morangos com Açúcar
Prisão
Liberdade
Tráfico
Droga

Tomás Santos, antigo ator de 'Morangos com Açúcar', da TVI, está livre depois de mais de uma década passada maioritariamente por trás das grades, fruto de crimes relacionados com a droga.

PUB

Em 2006, integrou o elenco da quarta temporada da novela juvenil ao lado de nomes como Isaac Alfaiate ou Mafalda Matos, depois de ter estado em produções como 'O Clube das Chaves' e a novela 'Fala-me de Amor', ainda jovem. Foi no ano seguinte que teve o seu primeiro problema com a Lei: na sequência de uma rixa de café, foi detido com mais três amigos com acusações de sequestro e roubo, tendo ficado apenas com termo de identidade e residência.

No final de 2013, ficou em prisão preventiva após ter sido detido, em Cascais, quando foi apanhado a transportar mais de 3900 doses de haxixe e 289 de heroína no carro. Fugiu à polícia no veículo, mas acabou mesmo por ser intercetado pelas autoridades, numa altura em que tinha uma mulher e dois filhos, um deles no carro. 

"Era o único caminho possível para tentar equilibrar a situação financeira que tinha na altura. Tinha consciência da gravidade do crime, se calhar não pensei que iria estar tanto tempo envolvido naquilo e nunca pensei que me iria envolver tanto nesse tipo de crime. A minha ideia era: ‘Vou fazer só agora porque preciso. Assim que puder, eu paro’", relatou ao programa 'Júlia', da SIC, em 2022, em situação de liberdade condicional.

"O que aconteceu é que da primeira vez não aprendi a lição. O café manteve-se aberto, com o meu pai e a minha mulher, e a situação foi-se agravando"

TOMÁS SANTOS
PUB

Dessa ocasião, foi condenado a uma pena de nove meses de prisão. A liberdade foi sol de pouca dura, voltando a reincidir no tráfico. Foi detido em 2015, saiu em 2017 por excesso de prisão preventiva e voltou a ser preso em 2018. "O que aconteceu é que da primeira vez não aprendi a lição. O café manteve-se aberto, com o meu pai e a minha mulher, e a situação foi-se agravando. Não aprendi à primeira, não ganhei o respeito que devia ter ganho perante o sofrimento que eu próprio passei, mas principalmente que causei aos outros. Aí sim, é que cometi o maior erro da minha vida. Voltei a traficar", afirmou, na mesma entrevista, altura em que já havia cumprido sete dos 11 anos e seis meses a que foi condenado.

Já pai de três nesta altura, admitiu que se sente culpado por tudo o que fez: "Culpo-me a mim mesmo todos os dias, nestes sete anos. Onze anos e seis meses é uma pena alta, é verdade, mas não é a condenação que eu vou ter, é o sentimento de culpa que eu vou carregar o resto da vida. Isso não tem um limite de anos." Pelo meio, refira-se, viu o seu nome envolvido em mais um escândalo, ao ter sido apanhado em escutas a alegadamente subornar um guarda prisional.

Há dois anos, revelou que o seu sonho é poder voltar à representação. Nesta quarta-feira, dia 2, voltará a dar uma entrevista a Júlia Pinheiro, para relatar tudo o que passou. "Preso por posse e tráfico de droga, Tomás Santos está livre e numa nova fase", pode ler-se, na publicação promocional do formato.

PUB
Newsletter Diária

As principais notícias do dia sobre a vida dos famosos, em Portugal.

PUB
PUB
Deseja receber notificações?
Cancelar Continuar