Estrelas Lembra-se? A barracada entre José Mourinho e Jorge Jesus em público por causa de Talisca... e do Benfica
Nesta quarta-feira, o Benfica visita a casa do Fenerbahçe para o jogo que abre a eliminatória que é decisiva para a entrada na Liga dos Campeões e os respetivos milhões. Este jogo é também um reencontro entre José Mourinho e Anderson Talisca, treinador e jogador do clube turco, respetivamente, com o emblema da Luz, que outrora representaram.
O avançado brasileiro foi, em 2014, o motivo de uma discussão pública entre José Mourinho e Jorge Jesus, à altura treinador do Benfica. Talisca havia pegado de estaca nos encarnados e o então técnico do Chelsea comentou, à TVI, que o jogador só não estava em Inglaterra por culpa de não poder ter licença de trabalho.
Convidado a responder, Jorge Jesus, que havia estado na mesma equipa técnica que Félix Mourinho, pai do treinador, fê-lo ao seu estilo, numa conferência de imprensa: "É um jovem, se o Benfica chegou primeiro, mais uma vez demonstra que tem muita qualidade naquilo que faz. Os jogos que o Talisca tinha jogado no Brasil... para mim, conheciam tanto o Talisca como conheço o D'Artagnan."
Mourinho não gostou de ver as suas palavras postas em causa e reagiu: "Não gostei de um colega de profissão ter duvidado das minhas palavras que, para além disso, foram comentários positivos. (...) . Parece-me que ele é íntimo de D’Artagnan, anda a ler Alexandre Dumas. E admiro-o por isso. Eu limito-me à minha identidade, não leio Dumas. Tenho uma vida diferente, procuro educar-me para exactamente um dia não ser acusado de andar aos pontapés, a agredir a pobre da gramática."
Ao ver os animos a acenderem-se para lá daquilo que seria ideal, Jorge Jesus decidiu depois travar este bate-boca: "Eles, e quando dizia eles falo dos clubes ingleses, para mim conheciam tanto o Talisca como eu o D’Artagnan. Porquê? Normalmente as equipas inglesas compram o produto final. (...) Não respondi diretamente nem ao clube, nem ao José. Tenho uma boa relação com ele, não é agora por causa do Talisca..."
Por fim, deixou uma explicação para ter colocado água na fervura, lembrando um desaguisado entre Mourinho e... Cristiano Ronaldo, que, uma década depois, ele próprio viria a treinar no Al-Nassr: "Não gostei quando houve aquela polémica entre os dois, dois portugueses. Eu também sou português. Para mim as coisas acabam aqui."
Curiosamente, José Mourinho até fez referência a Jorge Jesus numa entrevista feita esta semana à imprensa brasileira, onde aponta o compatriota como um dos treinadores lusos vencedores no Brasil, dando primazia todavia aos feitos de Abel Ferreira.