Estrelas Paixão antiga salva Dina Aguiar após afastamento forçado da RTP: a nova vida da pivô do Portugal em Direto longe dos ecrãs
O fim do 'Portugal em Direto' e a saída da RTP1 poderiam ter deixado Dina Aguiar desamparada, mas a antiga pivô da estação pública já havia alicerçado o seu tempo fora dessa ocupação numa outra paixão que funcionou como rede de segurança, a pintura.
Neste domingo, Dina mostrou uma das suas obras mais recentes e declarou: "O regresso ao trabalho para retomar uma atividade que me dá e me deu muito prazer". Este é, na verdade, um prazer e uma profissão antiga da jornalista, que faz exposições desde 1994, tendo parado em 2009 num hiato que durou até dez anos depois com 'Mundos Paralelos', no Clube de Artes Plásticas, em Lisboa.
Em 2020, no programa 'Você na TV!', da TVI, contou a Manuel Luís Goucha o significado da sua ligação à arte. "Eu não consigo dissociar a pintura da minha profissão, do jornalismo. Aquilo que penso quando olho para um quadro, ele tem de contar uma história e ao longo da minha pintura fui ontando histórias. Até as próprias técnicas que tenho trabalhado na tela têm a ver com a profissão. Há quadros que tenho com quadradinhos que têm a ver com os pixels quando a imagem fica parada", descreveu.
"Se houver uma tragédia no mundo e sobreviver um quadro meu, ele tem de contar uma história. Gosto de contar histórias no quadro, de levar a pessoa a entrar. Eu idealizo uma história que conto, mas a pessoa pode ver outras histórias", acrescentou Dina Aguiar.
O facto de não ter tido muitos colegas a visitar a sua exposição chegou a ser um fator causador de mágoa para a então profissional da RTP, como confessou à 'Nova Gente': "Fiquei triste, claro. Houve colegas da maquilhagem e das câmaras que vieram e um outro amigo. Acho que também foi uma coincidência. Mas, de alguma forma, acho que reflete exatamente o momento que vivemos, de desligamento. Vivemos desligados. (...) É assim que as pessoas pensam e vivem. Claro que houve pessoas que não puderam mesmo, mas a exposição esteve quase um mês. Poderiam passar noutra altura. Enfim, os atos ficam com quem os pratica. Foi uma lição para mim também."
Todavia, Fernando Mendes foi um dos seus parceiros de trabalho que retirou uma porção do seu tempo para presenciar os dotes artísticos da ex-pivô: "O Fernando Mendes foi o único colega da RTP que se dignou visitar a minha exposição. No dia da inauguração, perdeu-se e não chegou a tempo. Mas foi um prazer recebê-lo neste último dia e mesmo doente fiz questão de o receber! Um senhor! Obrigada, Fernando Mendes."
1/2
Dina Aguiar
2/2
Dina Aguiar