Estrelas Quem é Anísio Cabral, o talismã de 17 anos do Benfica que já está a ser protegido por José Mourinho
Anísio Cabral é mais um numa longa fila de talentos emergentes portugueses ao longos dos últimos anos. Aos 17 anos, o jovem garantiu dois pontos importantes para o Benfica na receção ao Alverca, neste domingo, depois de, logo na estreia, ter assinado o seu primeiro golo como sénior frente ao Estrela da Amadora.
"Quero agradecer a todas as pessoas que fizeram parte deste grande processo, à minha família, treinadores, colegas e amigos, mas vou buscar e lutar por muito mais", referiu nas redes sociais, depois desse jogo contra os tricolores da Reboleira.
No entanto, a chegada aos holofotes futebolísticos até havia acontecido durante este verão, quando foi a grande figura de Portugal no Mundial de sub-17, marcando 7 golos pela Seleção Nacional, incluindo aquele que fez a equipa das Quinas erguer o troféu no Qatar.
Foi nessa competição que chegou a festejar com a comemoração típica de Cristiano Ronaldo, algo que depois explicou, ao site da FIFA: "Gosto muito do Cristiano e da sua mentalidade." Para além de CR7, outro dos seus ídolos é Éder, o herói do Euro 2016, que já teve o prazer de conhecer, quando integrava a estrutura das seleções jovens nacionais: "O Éder é uma pessoa especial, felizmente consegui conhecê-lo."
Filho de pais oriundos da Guiné-Bissau, Anísio nasceu no bairro da Alta de Lisboa e representou o clube homónimo até aos oito anos. Nelson Lemos, presidente do Alta de Lisboa, relatou ao jornal 'A Bola' que o processo foi igual ao de tantos outros jovens. Ao lado de Stevan Manuel, sobrinho de Renato Sanches, Anísio apareceu nas captações e o seu desempenho impressionou o treinador. "Chegaram aqui com 8 ou 9 anos e via-se que tinham algo de especial", afirmou.
Foi pouco depois que chamou a atenção ao recrutamento jovem do Benfica, emblema onde ficou, tornando-se uma máquina goleadora em todos os escalões que representou – na altura em que foi chamado à equipa principal, havia jogado nos escalões de sub-23 e sub-19 durante esta temporada, não passando sequer pela equipa B.
No entanto e apesar deste repentino sucesso, que já chegou à imprensa internacional, José Mourinho garantiu que Anísio tem uma base que lhe permite não entrar em deslumbramentos. "Encontrei dele no corredor e olhando para ela e falando meio minutinho com ela, dá para perceber que é tudo muito bem estruturado, muito calmo e tranquilo, com os pés no chão. Esperemos que entre família e Benfica consigamos protegê-lo daquilo que é o mundo do futebol", disse o Special One, na conferência de imprensa que se seguiu à vitória contra o conjunto ribatejano.