Barra MediaLivre
PUB
Junte-se a nós:

"TV Guia: As últimas notícias, novidades e entretenimento sobre televisão. Saiba tudo sobre as suas séries, novelas e estrelas favoritas"

1/10
2/10
3/10
4/10
5/10
6/10
7/10
Diana Ginja
8/10 Diana Ginja
Diana Ginja
9/10 Diana Ginja
10/10 - Foto : Duarte Roriz

Estrelas Sinalizados pela CPCJ, sujeitos a avaliações rigorosas e proibidos de faltar às aulas: pequenos atores como Rodrigo Costa, de Vitória, têm proteção especial nas novelas

21 de Dezembro de 2025 às 12:26
Mãe da estrela da novela da SIC revela tudo o que o filho tem que cumprir para brilhar na produção de sucesso da SIC
seguir:
Tiago Henriques
CPCJ
Comissão Proteção Crianças e Jovens
Rodrigo Costa
Vitória
Atores
Mãe
Cuidados
Novelas

Não é de hoje que as novelas contam com a participação de atores de palmo e meio. Cada vez mais, aliás, há crianças a brilharem nas produções portuguesas, uma tendência que segue uma linha internacional. Mas, para poderem participar num projeto desta dimensão, estes pequenos atores têm que cumprir uma série de requisitos.

PUB

E quem o conta é Neca Oliveira, mãe de Rodrigo Costa, que brilha atualmente como Francisco na novela ‘Vitória’. Em entrevista ao podcast ‘Atrás da Cena’, a gestora começou por confidenciar que “estas crianças que fazem estes projetos assim maiores estão todas sinalizadas pela CPCJ [Comissão de Proteção de Crianças e Jovens].”

"Há um grupo de pessoas que analisa se cada criança está fisicamente e emocionalmente preparada para fazer um projeto"

neca oliveira

Na prática, isto significa que cada jovem ator esteja constantemente sob uma avaliação por parte de profissionais especializados. “Há um grupo de pessoas que analisa se cada criança está fisicamente e emocionalmente preparada para fazer um projeto”, prossegue Neca Oliveira.

Entre as várias medidas de avaliação está o aproveitamento escolar, que não pode sair beliscado. “Uma das coisas que é obrigatória entregar são as notas da escola. É essencial que eles estejam bem na escola e que tenham boas notas”, descreve a mãe de Rodrigo Costa, acrescentando: “É pedido sempre um relatório médico, tanto físico como psicológico em como eles estão bem e também o horário escolar.”

PUB

Na prática, nenhuma criança pode “faltar à escola para fazer o que quer que seja.” “Tudo o que fazem é sempre num horário [fora da escola]”, afiança Neca Oliveira. Em períodos de férias escolares, poderá existir um ajuste. No caso do Francisco de ‘Vitória’ enquanto gravava a história da SIC saía da escola às 15h30 para ir gravar. “A essa hora já está um carro da produção que o leva a ele e ao avô para o estúdio para ele ir filmar. É sempre pós-escola”, justifica.

Importa ainda referir que todas as crianças têm um “limite de horas” que podem estar em estúdio. “Não sei dizer de cor o limite, até aos 12 é um X horas, dos 12 aos 16 já aumenta um bocadinho”, frisa.

Tudo isto permite que os pais estejam mais tranquilos com as produções dos projetos em que pequenos atores participam. “Têm sempre imenso cuidado, porque estes miúdos andam na escola, têm outras atividades. Isto tem que ser tudo muito bem gerido, porque ele não pode deixar de ser criança”, finaliza.

PUB

Uma das medidas muitas vezes usada por projetos em que há ainda mais crianças do que o habitual é gravar aos fins de semana. Por exemplo, recentemente, a novela ‘Queridos Papás’, da TVI, tinha vários meninos no elenco principal e as gravações decorriam de terça-feira a sábado ao invés do habitual de segunda a sexta-feira.

PUB
Newsletter Diária

As principais notícias do dia sobre a vida dos famosos, em Portugal.

PUB
PUB
Deseja receber notificações?
Cancelar Continuar