1/5

The Voice Portugal Antes de morrer, mãe de Rafael Alves teve ato de rebeldia que permitiu que o vencedor do The Voice Portugal perseguisse sonho contra críticas da família

26 de Janeiro de 2026 às 18:31
Jovem de 28 anos perdeu a mãe, que sofria de Alzheimer, em 2024, mas sublinha que a ela deve tudo o que tem hoje na vida

Rafael Alves conseguiu triunfar na final do 'The Voice Portugal', da RTP1, materializando num troféu o talento que vinha demonstrando deste o início desta edição do programa conduzido por Catarina Furtado. Paralelamente aos dotes musicais, a sua história de vida acabou também por impressionar os espectadores, tendo perdido há quase dois anos a mãe, que sofria de Alzheimer: foi a ela que dedicou o tema 'Memória', de Rosalía e Carminho, na gala de 14 de dezembo, e depois também a vitória final.

PUB

No entanto, o jovem de 28 anos, que teve Sónia Tavares como mentora, revelou que nem sempre teve a certeza que a música era o caminho certo, até por causa das opiniões alheias de pessoas pertencentes ao seu seio familiar. Se a entrada no 'The Voice' acabou por surgir graças ao incentivo de Inês Monstro, a sua cantora, seguir o caminho das artes só aconteceu inicialmente graças à insistência da sua mãe.

"Existiram fases da minha vida em que me acabei por autossabotar de determinadas formas, ligava demasiado ao que diziam pessoas demasiado próximas de mim no contexto familiar, que me apontavam o dedo e que eu levava a sério", afirmou, em declarações ao programa '24 Minutos com...', do '24 Horas', acrescentando: "A doença começou a mostrar-se relativamente cedo, eu era jovem. Aquela fase mais de crescimento e de perceber onde é que eu queria ir e o que queria fazer, ela já estava um bocado mais débil."

O artista desvendou o momento que acabou por ser decisivo: "O momento em que consegui sentir a principal mudança na minha vida, quando estava a seguir um caminho que não era o 100% o correto mas que era um meio para atingir um fim, foi o momento em que tive uma pressão mais do lado do meu pai para seguir algo que era pragmático e lógico para fazer dinheiro, e tinha a minha mãe a dizer que eu era um artista e criativo. Nas costas, mudou a inscrição para seguir Artes no secundário."

PUB

De seguida, Rafael Alves sublinhou: "A partir daí todos os momentos sempre representaram esse apoio, foi um passo. Claro que não era na área musical, mas foi o meio para conhecer as pessoas certas, os amigos que tenho a ela tudo se deve a essa rebeldia do lado dela. Ela também era muito rebelde, saio um bocadinho a ela às vezes [risos]. Ela sempre me deu inspiração para ser genuíno e ser eu mesmo."

Por fim, o cantor referiu: "É um trabalho ainda a ser feito. Na realidade, todas as pessoas mesmo nos seus 60 ou 70 anos têm as suas vulnerabilidades que surgem em momentos mais tensos. Mas sem dúvida que ganhei muito mais respeito por mim próprio, não só por ter ganhado o 'The Voice', mas por ter tido a força para dar essa passo. Acho que isso foi uma parte muito importante para mim, fez-me entender que tenho a força para fazer muitas coisas que antigamente não era capaz de fazer. E esta exposição que o 'The Voice' traz era uma das principais coisas que eu tinha receio."

PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas