Estrelas Candidatas do 'Agricultor' acusam produção de as pressionar a tocar, beijar e dar carinho aos homens do campo
As candidatas e os concorrentes do programa 'Quem Quer Namorar com o Agricultor?', na SIC, ficam, durante três meses, amarrados a um contrato de confidencialidade que não podem denunciar, sob pena de terem de pagar 100 mil euros de multa à produção, silenciando algumas histórias de abusos que a produção tentará sempre desvalorizar.




















Silenciados no papel, a verdade é que muitas são as situações em que, na comunicação social, surgem histórias que relatam pressões e insinuações, alegadamente por parte dos elementos da produção, de caráter sexual ou íntimo, que terão intimidado algumas candidatas e criado desconforto entre alguns participantes, como aconteceu com o concorrente Miguel Carvalho, o agricultor de 55 anos de Samora Correia, acusado de se ter masturbado em frente às candidatas ou de alegadamente as ter assediado.











Coartados na sua liberdade pelas cláusulas unilaterais do contrato que assinam com a produtora Fremantle, muitas e muitos concorrentes sentem-se, de alguma forma, impedidos de denunciar situações que poderão ultrapassar, inclusive, os limites da dignidade humana. "A produção incentiva-nos a sermos mais carinhosas, permitindo que os concorrentes nos abraçem.
Havia sempre a pressão do beijo. Todos os dias perguntavam quando é que nos beijávamos. Quando havia qualquer abuso, aparentemente insignificante, a produção desvalorizava e tentava mostrar sempre o lado bom das pessoas, afirmando que podiam estar a brincar e para não levarmos tanto a sério", denuncia à revista 'TV Guia' uma das candidatas do programa do 'Agricultor'.






COMO REAGE A FREMANTLE ÀS ACUSAÇÕES DE PRETENDER FORÇAR "O AMOR" NO PROGRAMA DO 'AGRICULTOR'
A mesma revista confrontou Frederico Ferreira de Almeida, o patrão da Fremantle, com a pergunta que achou pertinente: "No caso de haver um abuso sexual no programa, as candidatas ou os concorrentes podem denunciar os factos junto das autoridades policiais, sem que essa atitude/iniciativa implique uma violação do contrato de confidencialidade que assinaram?" e descubra a resposta surpreendente que chegou do lado da produção.















Esta história e ainda a reação inédita de revolta às acusações de ser abusador, pela boca de um familiar, do agricultor Miguel Carvalho podem ser lidas na 'TV Guia' que esta semana está nas bancas.