Estrelas Como foram os últimos dias de Marco Paulo
A saúde de Marco Paulo era, de dia para dia, cada vez mais preocupante. Desde a semana passada que o cantor, que padecia de um cancro no fígado, depois de ter tido um carcinoma no pulmão direito, deixou de atender o telefone e de receber visitas, algo que até recentemente fazia com regularidade. Segundo a TV Guia apurou, ao longo dos últimos dias, os que antecederam o da sua morte, diversas figuras que sempre frequentaram a casa do cantor tentaram estar com ele, para “o fazer rir um bocadinho para ele estar mais bem disposto”, mas foi-lhes negada a visita.
A mesma fonte relata que, nos últimos dias da sua vida, o artista só convivia com o compadre António, a cunhada e o afilhado Marquinho, e as funcionárias que habitualmente já estavam na casa da estrela da SIC. Uma das razões para impedir as visitas prendia-se que tomaram conta do músico nos últimos dias. “Quando me viro para a esquerda ou para a direita dói-me a barriga”, disse há 15 dias à nossa revista, explicando estar a passar por um período duro. O drama, ao que apurámos, tornou-se mais grave nos últimos dias e Marco Paulo já não dispensava a utilização de pensos térmicos para que as dores não sejam tão fortes. “Ele está frágil”, disseram-nos. Marco reconhecia esta fase difícil. “Não devo estar a cansar-me. Isto é uma doença que exige muito descanso”, justificou o cantor, que por isso mesmo não esteve presente nos Globos de Ouro, onde foi homenageado.
"Penso que é uma despedida. As pessoas vão ter muitas saudades minhas e eu também vou ter"
Recorde-se que o cantor, numa derradeira tentativa de combater o cancro do fígado, submeteu-se a novos tratamentos de quimioterapia depois dos últimos, em agosto, terem falhado. “Não estavam a surtir o efeito desejado”, explicou Marco sobre esse desaire, sem contudo perder a esperança: “Vamos ver outros tratamentos.”
Apesar de ter acreditado na recuperação, pois nunca desistiu de seguir todos os conselhos médicos, Marco Paulo foi dando sinais que poderia não vencer esta batalha. “A minha família, os meus amigos, quando cá vêm dá-me sempre a ideia que é uma despedida. Penso que é uma despedida (...) As pessoas vão ter muitas saudades minhas e eu também vou ter”, disse recentemente numa entrevista. À TV Guia já tinha deixado uma mensagem semelhante há pouco tempo: “Não queria deixar de vos agradecer do fundo do coração todo o apoio dos meus fãs.”
Marco Paulo faleceu aos 79 anos de idade, durante a madrugada desta quinta-deira, dia 23.