Estrelas Menopausa chegou aos trinta por causa do cancro. Sofia Ribeiro recorda a transformação do seu corpo."Foi um processo longo, que exigiu muita aceitação"
A menopausa bateu à porta de Sofia Ribeiro aos 31 anos de idade, consequência do cancro da mama pelo qual passou. Hoje, dez anos depois, com 41 anos, a atriz recorda essa fase, fruto dos tratamentos agressivos a que teve que se submeter.
"Não foi nada natural, nem um processo gradual", começa por recordar à 'Woman's Health'. "Foi uma mudança súbita, física e emocional, associada a uma condição já por si extrema", diz a atriz referindo-se aos tratamentos. "De repente o meu corpo reagia de forma diferente, muito diferente da que conhecia, não só aos tratamentos como a uma menopausa induzida", continua na mesma entrevista.
O processo obrigou a atriz a ter que viver "dentro de um corpo que não respondia como antes" e que lhe pregava muitas partidas, como contou a Júlia Pinheiro, numa entrevista. "O que me batia mais eram as mudanças constantes de humor, portanto do riso ao choro, assim como discrepâncias muito grandes. O cansaço, os picos de energia...era de uma ponta à outra", explicava à apresentadora. Agora, numa nova entrevista, afirma que foi um "processo longo, que exigiu muita aceitação por este ritmo e estado"
Aos dias de hoje, Sofia já aprendeu a lidar com estas transformação mas explica que "faz medicação" para combater sintomas. "Inibidores de estrogénio para ajudar a recuperar de alguns sintomas não tão agressivos da menopausa"