Estrelas O que nunca ninguém soube: Graça Freitas lutou contra cancro durante a pandemia de Covid-19
Graça Freitas, de 67 anos de idade, revelou pela primeira vez publicamente que lutou contra o cancro, estando a realizar tratamentos enquanto encabeçava a Direção-Geral da Saúde em tempo de pandemia de Covid-19. Inicialmente, foi-lhe diagnosticado um cancro da mama e, posteriormente, também outros, no colo do útero e na pele.
"Fiz um rastreio e, no âmbito do rastreio, foi-me detetado um pequeno nódulo e eu fiz a opção de ser tratada no IPO. A partir daí, confiei inteiramente nessa opção que fiz", afirmou, em declarações ao podcast ''Tenho Cancro. E Depois?'.
"Encarei o cancro desde o dia em que soube que o tinha como uma inevitabilidade. Era um facto, eu tinha-o e só tinha um objetivo. E o meu objetivo era manter-me viva", acrescentou Graça Freitas, que, depois, ainda abordou a queda de cabelo: "Caiu naturalmente. Quando caiu, caiu, pronto. Caiu da noite para o dia, ao fim da primeira sessão de quimioterapia, num hotel onde eu estava na altura."
"Preocupava-me mais com a pandemia, era a minha prioridade na altura"
Nos tempos em que Portugal foi assolado pelo coronavírus, ainda estava a ser submetida a cuidados oncológicos. Contudo, garante que na sua hierarquia pessoal, era salvar o país da pandemia que se encontrava no topo: "Preocupava-me mais com a pandemia, era a minha prioridade na altura. Nós temos sempre prioridades na vida e eu achava que já tinha passado o pior do cancro, já estava em velocidade de cruzeiro em relação ao cancro, já estava a fazer terapêutica, enfim, de segurança.”