Estrelas Tudo pelos filhos! Mais de um década após a separação, ex-mulher de Jorge Costa volta a reaparecer e perdoa o antigo companheiro na hora da morte: a presença nas cerimónias fúnebres e o passado polémico
Na hora do adeus, a história de amor dos dois falou mais alto... mesmo que não tenha tido um final feliz. Isabel, a primeira mulher de Jorge Costa e a mãe dos seus três filhos - David, de 31 anos de idade, Guilherme, de 23 anos, e Salvador - fez questão de marcar presença nas cerimónias fúnebres do ex-marido.
Sem nunca se deixar fotografar, discreta, mas com a dor bem patente no seu rosto, a ex-mulher do eterno capitão esteve presente no velório e no funeral do pais dos filhos, servindo também de amparo para os jovens que, de forma inesperada, choram a morte do pai.
No derradeiro momento, Isabel deixou para trás das costas os momentos menos felizes que partilhou com o antigo companheiro e que culminou num polémico divórcio que fez correr muita tinta. Sempre discreto no que dizia respeito à sua vida pessoal, Jorge Costa viu a sua cara em várias manchetes de jornais ao ser acusado de, alegadamente, ter agredido a mulher.
Tudo aconteceu em outubro de 2011 quando, já na sua carreira como treinador, no Cluj da Roménia, viu o seu nome associado a um escândalo que envolveu a sua ex-mulher. A notícia foi, na altura, avançada pela Gazeta Sporturilor, que na altura foi citada por outros orgãos de comunicação romenos. A publicação avançou que Jorge Costa teria agredido a mulher numa madrugada após um jogo e ia ao ínfimo detalhe do que alegadamente teria acontecido naquela noite.
Segundo o mesmo orgão de comunicação, tudo teria começado após a vitória do Cluj frrente ao FC Ceahlaul, em que alguns jogadores e o treinador decidiram ir festejar juntos a partida que o levou ao segunod lugar do campeonato. A celebração teve lugar na discoteca Obsession e Jorge terá ido acompanhado pela mulher Isabel que, alegadamente, terá deixado o local mais cedo.
Na altura, a notícia referia ainda que o ex-craque do FC Porto teria deixado o espaço noturno já de manhã e, alegadamente, visivelmente embriagado. A Gazeta Sporturilor foi ainda mais longe e dava conta que, chegado a casa, o treinador português teria "discutido violentamente" com a mulher. "Ninguém sabe como tudo começou, mas ele atingiu a mulher com socos", revelou uma fonte, acrescentando que Isabel Costa acabou por sair de casa e deslocar-se à esquadra da polícia onde pediu ajuda.
A notícia referia que a ex-mulher de Jorge Costa exibia golpes nos braços e no rosto, e que os agentes da polícia terão recomendado que fosse ao Instituto de Medicina Legal (IML) para ter um atestado médico que comprovasse as lesões. Alegadamente, Isabel Costa não quis ir e terá preferido regressar a Portugal na companhia dos filhos.
Na altura, a porta-voz da polícia local garantiu que não foi registada qualquer queixa. Mas, Arpad Paszkany, proprietário do Cluj, afirmou saber do caso: "Sim, sabemos da situação desagradável da família Costa. É um problema do Jorge, ele sabe como lidar com ele! Os problemas da família Costa não nos dizem respeito, estamos apenas interessados no seu trabalho e ele só será julgado pelos resultados da equipa."
Quatro meses após esta notícia, o casal anunciou que se ia divorciar. Em fevereiro de 2012, em comunicado, assinado pelos advogados de Isabel Costa, a então mulher do treinador do Cluj confirma que “de comum acordo com o seu marido, puseram fim a 18 anos de um casamento feliz”, acrescentando já ter “dado início ao processo de divórcio que decorre de modo amigável”.
Apesar do divórcio, Isabel fez questão de deixar claro publicamente que o pai dos filhos nunca agrediu.