Estrelas Descobrimos o médico de Maria João Abreu, ao lado de quem José Raposo abriu o coração para falar da sua eterna "mulher": “É horrível o que aconteceu à João”
Quando alguém fala da Maria João Abreu o coração aperta? "A todos nós, acho que é consensual", revela José Raposo. O ator de 58 anos marcou presença no lançamento do livro ‘Vida Plena – 50 reflexões de um médico’ e o autor, o médico Luís Paulino Pereira, durante a apresentação recordou a atriz. E quem é este médico? Nada mais nada menos do que o médico que acompanhou Maria João durante anos, inclusivamente durante os tempos terríveis no hospital.
Entre os vários atores que desapareceram nos últimos tempos, e fez questão de lembrar, Luís Paulino referiu Maria João Abreu que a 13 de maio morreu, vítima de dois aneurismas, aos 57 anos. "Ela também era não só doente dele como amiga, portanto é natural ele ter falado", explicou José Raposo, o ex-marido e eterno companheiro, lembrando: "Falou dela, do Octávio (de Matos), de pessoas que lhe eram muito próximas e que já não estão cá exatamente por ter essa relação, essa paixão pelos atores. Ele tem esta amizade por nós, tem uma ligação forte connosco, porque gosta muito de teatro e dos artistas e de facto até pela intervenção profissional dele nos teatros quando é preciso. Se na revista havia algum problema com uma bailarina, com um ator lá ia ele. Era o médico de serviço e portanto tem essa ligação forte com o meio artístico", adianta o ex-marido de Maria João Abreu.
AS MEMÓRIAS DO MÉDICO E A FAMÍLIA RAPOSO
"Conhecia a Maria João Abreu muito bem, desde o tempo do José Raposo", revela o médico, Luís Paulino Pereira à FLASH!, depois de já ter referido em palco a estima que tinha pela atriz e a sua partida inesperada em maio deste ano. "Sempre foram pessoas que frequentavam a minha casa. Quando havia qualquer coisa eu era sempre o primeiro, a minha opinião era sempre a primeira. Acompanhei a família Raposo: a Maria João, o Zé, os filhos, o Ricardo e o Miguel. É uma ligação que já tenho com aquela família há muitos anos e eles em todos os momentos marcantes da minha vida fazem questão de estar presentes", adianta o recém-reformado médico de família. Recorde-se que o ator e a Sãozinha de ‘A Serra’, novela ainda em exibição na SIC, estiveram casados 23 anos e tiveram dois filhos, os atores, Miguel e Ricardo.
De referir ainda que ultrapassados os problemas que levaram ao divórcio do casal, a estima e a admiração entre ambos era imensa. "Continuo a amá-lo e vou amá-lo para o resto da vida. Somos família e temos uma relação maravilhosa", disse Maria João no ano passado em entrevista a Bárbara Guimarães, referindo-se ao ex marido.
Depois de uma paragem profissional abrupta após a morte da ex-mulher, José Raposo voltou em força ao trabalho há pouco mais de dois meses. "Estou na peça Chicago, no Teatro da Trindade, com o meu filho mais velho, o Miguel", refere o ator, adiantando: "Estamos lá os dois. É um grande espetáculo. Retoma pela terceira vez porque com a pandemia houve umas paragens e as pessoas gostam muito felizmente. Tem estado esgotado".
A par com o regresso aos palcos, o ator conta que acabou de gravar em televisão ‘O Crime do Padre Amaro’ para a RTP. "E ontem [dia 21 de setembro] terminei de gravar o filme do 'Pai Tirano'. E também estive a gravar a terceira temporada do Clube que vai para a Opto. Portanto estive a fazer várias coisas em televisão que hão-de surgir no ar", adianta Raposo. Recorde-se que depois da morte da ex-mulher, o ator decidiu não regressar ao elenco da série da SIC, ‘Patrões Fora’, onde contracenava com Maria João.
"E à morte da João toda gente sabe que houve uma reação geral, de uma forma muito emotiva, porque foi uma coisa inesperada, pronto. Foi o que foi. É horrível o que aconteceu à João", confessa José Raposo. "A Maria João era uma personalidade que toda a gente adorava, é uma personalidade que toda a gente adora", adianta o ator que dias antes tinha estado presente na homenagem que a junta de freguesia do Areeiro fez à atriz dando o seu nome ao espaço cultural existente – Casa da Cultura Maria João Abreu.
"Mais do que justo! Todas as homenagens são poucas para distinguir uma personalidade da mais alta dimensão humana e artística como era a João, e todos sabem que é consensual esta opinião", escreveu o ator nas fotos que partilhou nas redes sociais e onde surge na companhia dos filhos, Ricardo e Miguel, fruto do seu casamento com Maria João, o viúvo, João Soares, casado com a atriz de desde 2012, a mãe da atriz, Maria Cândida, os netos Matias e Noah,as noras e mais alguns familiares.
O AMOR MAIS PEQUENINO
No lançamento do livro, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, e onde marcou presença houve ainda tempo para a TV Guia saber como está a sua filha, fruto do seu casamento com a atriz Sara Barradas. "O meu amor mais pequenino, a Lua, está ótima, crescida", disse embevecido José Raposo, que mais uma vez surgiu sozinho num evento, sem a companhia da atriz, já que Sara Barradas está em palco com a peça ‘Perfeitos Desconhecidos’ e tem estado em ensaios para a nova novela da TVI, com estreia marcada para o final do ano.
A mulher de José Raposo será uma de quatro irmãs. A ela juntam-se as atrizes Fernanda Serrano, Joana Seixas e Rita Pereira. Quem também ganhou um papel de destaque numa novela foi Ricardo, o filho mais novo do ator. O filho de Maria João Abreu irá participar na segunda temporada da novela ‘Amor Amor’ da SIC. Mais um motivo de orgulho para José Raposo que se tem apoiado nos filhos para conseguir ultrapassar a morte da ex-mulher com quem, apesar do divórcio em 2008, mantinha uma ótima relação de amizade. Maria João Abreu morreu a 13 de maio depois de duas semanas em estado crítico após ter sofrido dois aneurismas. Recorde-se que a atriz foi hospitalizada de urgência no Hospital Garcia de Orta, em Almada, a 30 de abril deste ano, depois de ter desmaiado durante as gravações da novela A Serra, e apresentar falhas no raciocínio e mal-estar.
Também poderá gostar de
Viúva de Diogo Jota mudou-se para casa da irmã e tem uma empregada para a ajudar a cuidar do filhos: a nova vida de Rute Cardoso após a trágica morte do marido
Não vê televisão e vai ao cemitério quase todos os dias: Como a morte dos dois filhos destruiu por completo a mãe de Diogo Jota
O que ninguém sabia! Família de Diogo Jota obrigada a retirar flores da campa do jogador e do irmão: saiba porquê
A Protegida. Maldade sem fim: Hector faz Anita de prisioneira depois de ser apanhado a trair Mariana
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas