1.ª Companhia O que não sabia sobre o comandante da 1.ª Companhia! Filho de José Moutinho foi futebolista no Sporting e ainda colega de Nani e de duas estrelas do FC Porto
José Moutinho, comandante da '1.ª Companhia', da TVI, tem no filho uma das grandes fontes de orgulho. João Moutinho (não confundir com o internacional português homónimo) tem 28 anos e uma carreira de alto nível no futebol.
Depois de ter começado nas camadas jovens do Sporting (onde jogou ao lado de Rafael Leão ou Daniel Bragança), mudou-se para os Estados Unidos onde começou no desporto universitário, tendo iniciado um curso de Gestão de Empresas. Contudo, os seus dotes futebolísticos impressionaram ao ponto de ser o primeiro escolhido no 'draft' (onde as franquias elegem jogadores que são provenientes do futebol universitário) da Major League Soccer, liga norte-americana de futebol, tendo jogado no Los Angeles FC e no Orlando City.
"Inicialmente vim para estudar e para jogar na universidade, depois acabei por ser draftado para Los Angeles, estive lá um ano e acabei por vir para aqui para Orlando", contou o lateral esquerdo ao 'Mais Futebol', em 2020, quando ainda alinhava pelo 'franchise' da Florida, onde foi colega de Nani.
1/5
João Moutinho, filho de José Moutinho, com Nani no Orlando City
2/5
João Moutinho, filho de José Moutinho, no Lech Poznan
3/5
João Moutinho, filho de José Moutinho, no Spezia
4/5
João Moutinho, filho de José Moutinho, no Sporting
5/5
João Moutinho, filho de José Moutinho, no SuperDraft da MLS
Durante estes tempos, José Moutinho não se abstinha de acompanhar o descendente e dividia-se entre Portugal e Estados Unidos, fazendo inúmeras viagens para conseguir assistir 'in loco' aos jogos do descendente. Foi também por isso que não escondeu o seu orgulho com a conquista da Open Cup, a taça para os clubes norte-americanos.
Em 2022, conseguiu a sua primeira oportunidade numa grande liga europeia, quando foi transferido para o Spezia, da Serie A italiana. Lá fez 11 jogos em duas épocas e coincidiu com Jakub Kiwior, atual craque do FC Porto, que se estava a afirmar no eixo da defesa do emblema liguriano. Do futebol transalpino saltou para a Polónia, onde jogou no Jagiellonia (curiosamente, lá foi colega de um outro atual portista, Oskar Pietuszewski) durante uma temporada, até se mudar, no verão, para o Lech Poznan, atual sétimo classificado do campeonato polaco.