1/7
Diogo Carmona
Foto: Instagram
Foto: Instagram
Diogo Carmona e Patrícia
Foto: Cofina Media
Diogo Carmona

Estrelas Do estrelato à amputação, da dor à glória: como Diogo Carmona conseguiu reerguer-se e hoje celebra feito histórico

17 de Fevereiro de 2026 às 18:57
Depois do trágico acidente que quase lhe roubou a vida, escreve o seu nome na história do desporto português. Recorde a vida sofrida do jovem ator e atleta

Diogo Carmona, de 28 anos de idade, entrou para a história do desporto nacional: vai ser o primeiro atleta nacional a competir nos Jogos Paralímpicos de Inverno. Nesta estreia lusa, vai competir no torneio de snowboard. Diogo Carmona está, como seria de esperar, radiante com mais esta importante conquista. “Não consigo explicar a felicidade que estou a sentir neste momento. O meu muito obrigado ao Comité Paralímpico, à Federação de Desportos de Inverno e ao Mancha por acreditarem em mim”, declarou o snowboarder na sua conta de Instagram.  

PUB

Patrícia Carmona, mãe do atleta e ator, não podia estar mais orgulhosa, elogiando a perseverança do filho, mesmo com tudo o que lhe aconteceu. “O caminho tem sido tão, mas tão duro. Só nós sabemos os sacrifícios, as preocupações, o esforço, dedicação e sentido de honra que ele tem passado. Ao lado dele tem tido pessoas maravilhosas que não o deixaram vacilar, que apostaram no seu talento e que hoje celebram com ele o realizar deste feito”, partilhou nas suas redes sociais, acrescentando: “Desde o seu treinador, às entidades, aos patrocinadores, a profissionais de várias áreas e alguns amigos, o Diogo retribui hoje a todos eles a melhor notícia de sempre”. 

Completamente babada com a conquista do seu herdeiro, tem até dificuldades para encontrar palavras que descrevam o que sente, mas não poupa nos elogios ao filho. “Sou incapaz neste momento expressar o sentimento que tenho, a alegria, o orgulho, a honra… enfim …o amor que sinto ao ver o meu filho sorrir com o coração novamente. Para o Diogo cada dor, cada ferida, cada lágrima, cada noite mal dormida, hoje são substituídas pela alegria e pela felicidade que tanto merece", sublinhou Patrícia.  

PUB

"O Diogo é a prova de que não há impossíveis, de que desistir não é opção e que as tempestades não duram sempre. O Diogo é um menino que cresceu e se tornou um homem merecedor de levar a bandeira do seu País onde nenhum outro levou. O meu filho é o meu Herói! Só eu sei o quanto o amo e o quanto preciso de vê-lo assim, feliz!”, confessou ainda.

Mas o “primeiro português a assegurar presença numa edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno, um feito histórico para o desporto paralímpico nacional”, como fez questão de sublinhar o Comité Paralímpico português, teve de batalhar muito para chegar onde chegou. O jovem que brilhou em várias produções televisivas, conhecendo o estrelato logo desde tenra ida, quase perdeu a vida em 2019. Diogo Carmona foi colhido por um comboio, na estação de São Pedro do Estoril, e teve de amputar parte da perna esquerda. Isto além de ter tido uma vida marcada por conflitos familiares –  chegou a estar de relações cortadas com a mãe – e de ter estar internado em clínicas psiquiátricas. 

Após a amputação, e decidido a não se deixar destruir pela sua nova condição, dedicou-se ao skate, modalidade em que começou a dar cartas, mas em maio do ano passado... um novo revés: sofreu uma queda e fraturou o perónio, necessitando de ser operado. Menos de um ano depois, com empenho e foco, alcança este feito inédito e vai representar Portugal nos Jogos Paralímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026, que se disputam entre 6 e 15 de março de 2026, em Milão e Cortina d'Ampezzo, Itália.

PUB
PUB

Últimas

Pode gostar de ler...

Mais Lidas