Estrelas Da morte da mãe com Alzheimer à chegada da música à sua vida: a incrível história de Rafael Alves, o vencedor do The Voice Portugal
Chegou ao fim mais uma edição do ‘The Voice Portugal’. Após semanas de intensa competição, Rafael Alves, de 28 anos de idade, sagrou-se o grande vencedor e deu a vitória à mentora Sónia Tavares. Vai agora ter um contrato discográfico com a editora Universal e levou ainda para casa um carro.
Com uma voz particular e uma sensibilidade que fez virar as quatro cadeiras nas Provas Cegas, Rafael Alves tem a música presente na sua vida desde sempre. Em miúdo, em longas viagens de carro pelo país, fazia sempre questão de escolher os Cds que colocavam a dar e já aí despertava um gosto particular por esta área. Ainda assim, o pai não queria que seguisse uma vida ligada às artes e foi a mãe, às escondidas, quem o inscreveu em artes e por lá ficou. Acabou por se formar em Arte e Multimédia na Faculdade de Belas Artes e foi ainda enquanto estudante que deu largas ao gosto pela música.
1/5
2/5
3/5
4/5
5/5
Fez parte da tuna universitária de Belas Artes, mas ao mesmo tempo que tinha um gosto imenso pela música, o medo também o dominava. Aliás, assegura mesmo que ao longo da sua vida houve sempre algo que lhe tirava a confiança na hora de cantar. Todavia, há um ano, inscreveu-se em aulas de canto em Benfica e a sua vida voltou a mudar. Foi, de resto, a vocal coach Inês Monstro quem o incentivou a entrar no ‘The Voice Portugal’.
O seu percurso no talent show foi impressionante e, na gala de 14 de dezembro, protagonizou um dos momentos mais arrepiantes desta temporada. Subiu ao palco para cantar o tema ‘Memória’, de Carminho e Rosalía, e fê-lo com um objetivo muito especial: homenagear a mãe, que morreu em 2024, vítíma de Alzheimer. É, de resto, à sua grande inspiração quem dedica também a vitória no ‘The Voice Portugal’.
Agora só quer continuar este percurso especial e vingar no mundo da música. O primeiro passo está dado.