Estrelas Mais de um ano depois do fim das gravações, final de Festa é Festa é exibido pela TVI: atores já mostraram frustração com forma como novela foi tratada
É neste sábado, dia 13 de setembro de 2025, que o episódio final de 'Festa é Festa' é exibido pela TVI, 409 dias – mais de um ano – desde que as gravações foram concluídas, a 31 de julho de 2024. No total, foram 10 temporadas, que contaram com centenas de atores, incluindo muitas das figuras principais da indústria portuguesa da representação, como Ana Guiomar, Pedro Teixeira, Manuel Marques, Beatriz Barosa, entre outros.
Apesar do término da trama ter sido antevisto com pompa e circunstância no 'Dois às 10' desta sexta-feira, numa emissão que contou com vários dos atores que integraram o elenco, assim como alguns dos responsáveis pela banda sonora, a verdade é que já houve múltiplos participantes do projeto a lamentar a forma como este foi tratado pela estação.
Recorde-se que, nos últimos tempos, 'Festa é Festa' foi atirado para as madrugadas, com duração muito encurtada, resultando em audiências completamente distantes daquelas que a tornaram numa novela de sucesso na história da ficção nacional. Por isso, Ana Brito e Cunha, que deu vida a Florinda, revelou à TV Guia a sua desilusão com este desfecho: "É uma pena que a novela acabe desta maneira, um projeto que nós gostámos muito de fazer e acabou às horas da madrugda..."
"É uma pena que a novela acabe desta maneira"
De forma análoga, em maio, Ana Marta Contente, que interpretou Betinha, afirmou: "Inacreditavelmente ainda está na televisão. Tenho muita pena que o projeto tenha terminado desta forma, mas as coisas são como são. Acho que não é uma novela que funcione no horário em que está, mas é o que é."
Também Ana Guiomar, uma das protagonistas na pele de Aida, havia expressado uma ideia semelhante, em março, sendo que, na altura, até afirmara que "fazia sentido" o fim ser exibido no mês seguinte: "Já tive muita pena como a novela acabou. Acho que merecíamos um episódio final muito forte e divertido. Acho que o ‘Festa’ devia acabar em grande, mas o horário em que está e as voltas que já deu acredito que as pessoas já nem acompanhem tanto."
Apesar de poucos proferirem estes lamentos, o sentimento é generalizado. De acordo com a revista 'Boa Onda', do 'Correio da Manhã', existe um "desconforto com a forma como 'Festa é Festa' foi tratada nos últimos tempos'". Uma fonte diz mesmo: "Uma coisa que podia ter terminado em alta acabe de uma forma triste."