Estrelas Ninguém lhe dá trabalho como ator! A angústia de Zé Pedro Vasconcelos
José Pedro Vasconcelos, de 46 anos de idade, regressa dia 16 de março ao ecrã da RTP1 com um novo programa de entretenimento, chamado 'Alguém Tem de Fazer', onde vai mergulhar no universo de 30 profissões, muitas das quais com realidades que a maioria das pessoas pouco, ou nada, conhece. Mas o apresentador e ator está a viver um drama pessoal.
À margem da apresentação deste novo formato da estação pública, o ator acabou por fazer um desabafo, revelando tristeza, a sua condição anímica e também alguma ansiedade pela sua atual condição de artista: “A representação tem estado parada porque a televisão roubou-me ao teatro e tem-me roubado muito à ficção, mas vou voltar em breve. Quero fazer teatro. Ainda não sei como e onde será. Mas ao teatro vou ter de voltar, até porque, se não o fizer, qualquer dia já não sei fazer.”
"O telefone não dorme à cabeceira, mas está sempre por perto"
José Pedro Vasconcelos demonstra ainda o quanto não subir às tábuas o está a afetar. “Depois da peça ‘A Minha Tia’, fiz ‘Salazar, O Musical', no Teatro Villaret (em Lisboa), um espetáculo extraordinário, que gostei imenso, mas já não faço teatro talvez há dez anos. Tenho saudades e preciso de fazer. Como criador, preciso”, reforça, acrescentando: “O telefone não dorme à cabeceira, mas está sempre por perto. A vontade está cá.”
O ator não manifesta ingratidão por ter trabalho em televisão, mas desabafa: “Desde que faço televisão, nunca fiz só televisão. Fui ator, fiz televisão. Não posso dar-me ao luxo de fazer só uma coisa, porque tenho dias em que sinto que não faço nenhuma das coisas muito bem. Acho que seria um profissional melhor se me dedicasse só a uma área. Até ver, não há previsão de voltar à representação.”
Recorde-se que José Pedro Vasconcelos interpretou o papel do advogado, deputado e escritor José Pereira dos Santos na série ‘O Atentado’, da RTP1, que gravou em 2020 e foi transmitida pela estação pública em 2023.