Estrelas Quando os papéis estavam trocados! A crise que Bárbara Norton de Matos escondeu do pai para não o deixar preocupado
Bárbara Norton de Matos envolveu-se recentemente num desaguisado público com a filha mais velha, Luz, de 19 anos, através das redes sociais, numa polémica que envolveu ainda o pai desta, Gonçalo Pina e Melo, e Ricardo Areias, pai da segunda filha da atriz, que saiu em sua defesa. No seu comunicado, a atriz afirmou que a primogénita deveria consultar um especialista em questões do foro psicológico, cenário que, ao que indicou, não corresponde ao desiderato do progenitor.
Todavia, a própria Bárbara passou por fases menos ortodoxas ao longo da sua juventude. Em 2022, no programa 'Júlia', a intérprete esteve sentada frente a frente com o pai, o ex-jogador e treinador de futebol Luís Norton de Matos, e ambos revelaram detalhes sobre essa etapa da sua vida.
"Como é que o pai lidou com aquela fase em que estava sempre vestida de preto, estilo maria-rapaz, na altura da adolescência?", questionou Bárbara, com o pai a responder: "Há coisas que não nos temos de nos meter, o que gostavas era o que tu punhas, não tenho de impor um estilo a ninguém, muito menos a um filho. As mães ou os pais às vezes querem ver nos filhos uma espécie de fotografia do que eles foram ou do que queriam ser."
Na sequência, a intérprete, que hoje tem 46 anos, desvendou ter atravessado tempos delicados em que sofreu com a sua saúde mental na adolescência, que ocultou do pai, ainda que a madrasta, Joana, desconfiasse: "O pai nem se percebeu na altura dos meus problemas de autoestima, nem do princípio de anorexia. Foi mais a Joana que teve a noção na altura do que o pai."
Bárbara explicou: "Eu também sempre tive aquilo de não querer preocupar o pai, queria ser sempre uma filha perfeita, não queria que o pai tivesse noção que tinha tantos problemas de autoestima, que me sentia horrorosa, acho que todos os adolescentes se sentem assim. Não era porque o pai me fazia sentir isso, é porque me sentia assim e não dizia isso ao pai.
"Eu também sempre tive aquilo de não querer preocupar o pai, queria ser sempre uma filha perfeita"
Luís Norton de Matos deu a sua perspetiva sobre esse tema: "É das tais coisas que às vezes não vemos. E está aqui ao alcance dos olhos, tão perto, e às vezes tão perto e tão longe."
Refira-se que, na mesma entrevista, o antigo internacional português sublinhou ter ficado agradado com a ascensão da filha no mundo da representação: "Fiquei surpreendido porque foi uma coisa que nunca foi muito falada. (...) Tinha e tenho muito orgulho, fiquei muito orgulhoso de te ver por ti própria a ver-te a fazer uma coisa da qual tens imenso jeito."