Estrelas Arrepiante! A carta aberta de Joana Amaral Dias para o filho mais velho de Diogo Jota
Diogo Jota, de 28 anos de idade, morreu esta quinta-feira, 3 de julho, numa tragédia que deixou o País e o mundo de luto. Este drama tem gerado diferentes reações e Joana Amaral Dias, de 50 anos de idade, ficou muito emocionada com o sucedido. Nas redes sociais escreveu uma carta aberta para Dinis, o filho mais velho do atleta do Liverpool.
“Se algum dia leres esta carta, é porque já estarás bem maior. Terás crescido sem papá - fizeste-te sem essa metade, privado de meio teu, subtraído do que mais te pertencia. Esta vida que tanto dá quanto tira — mãe-madrasta, tão bela quanto impiedosa, rosa de espinhos— levou-o e meteu-te a morte, a tristeza, o oco na boca e no coração, quando tinhas apenas quatro anos”, começa por apontar. Em seguida, acrescenta: “Quatro anos, quando ainda não se distingue o real da fantasia. Muito menos se percebe o fim! Talvez por isso, ainda hoje, tudo te pareça um longo pesadelo do qual nunca se desperta. A dor foi tão real mas a perda tão inimaginável.”
Joana Amaral Dias deixa várias questões: “Isso cabe no peito de 48 meses de vida? Como pode uma mão tão pequenina não ter a firmeza que precisava? Como ser ‘o homem da casa’ quando ainda não se conta até dez?” A psicóloga acredita que não será fácil crescer “entre a dor dos teus avós e a da tua mãe, apoiando a ingenuidade dos teus irmãos, sempre na sombra desse gigante chamado Diogo Jota.”
Mas não se fica por aqui. A antiga comentadora do ‘Dois às 10’ antevê também várias palavras que vão surgir: “Quantas vezes te disseram: ‘era um grande homem?’ e tu só sentiste pena, pena pelos outros o terem tido mais do que tu próprio. Pena por sentires que não te valeu, não te amparou, não te ensinou os primeiros passos no mais importante jogo de todos. Imagino o quão solitário foi. E é. Crescer na sombra de um pai famoso mas ausente — um herói para o mundo, um desconhecido para ti.”
Por tudo isto, deixa outra garantia: “Hoje, espero que sintas orgulho dele mas, sobretudo, de ti mesmo. O teu pai continua vivo em ti e na tua família mas tu és muito mais do que ‘o filho do Diogo Jota’. Espero que tenhas encontrado espaço para seres o Dinis — com os teus sonhos, as tuas paixões, os teus erros e as tuas vitórias. És único, prova viva e última da superação e, um dia, serás tu a trocar as voltas à vida, tornando-te num grande pai-presente para os teus”, remata.
Também poderá gostar de
Nem no adeus a Francisco Pinto Balsemão a guerra terminou: Cristina Ferreira não perdoa críticas e ignora morte do ex patrão da SIC
"Partiu zangado comigo". Há uma pessoa que Francisco Pinto Balsemão não perdoou até ao último dia da sua vida
Após viagem romântica ao Japão para ‘curar’ o afastamento da RTP, Dina Aguiar apanha susto de saúde: saiba o que aconteceu
Últimas
Pode gostar de ler...
Mais Lidas