Estrelas Do drama com a mulher à situação da saúde mental: Leonardo Jardim deixa carreira em suspenso por culpa da vida pessoal
Leonardo Jardim tomou a surpreendente decisão de não renovar contrato com o Cruzeiro, equipa brasileira com a qual viveu uma época de sucesso, e pôr um travão na carreira. Os motivos que levaram a que o antigo timoneiro de Sporting, Sp. Braga e Mónaco saísse da turma belo-horizontina foram desvendados pelo próprio através de uma conferência de imprensa e estão também relacionados com a mulher, Carla.
"Estes momentos não são fáceis, mas temos de ser racionais. Em fevereiro, quando vim, passei 45 dias em viagens e no hospital com a minha esposa, sem tempo para nada. Dois dias após ela sair do hospital, vim para o Cruzeiro", atirou, numa conversa com a imprensa pautada por um ror de emoção.
Refira-se que, em fevereiro, quando chegou ao Cruzeiro, deixando o Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, o madeirense havia adiantado alguns detalhes sobre esta situação, ao canal do clube brasileiro: "A minha esposa foi comigo para Portugal passar o Natal e no dia 24, quando chegou, teve um problema médico e foi hospitalizada. Ela ficou 45 dias no hospital. Quando voltei para os Emirados, ia para os jogos, voltava para o hospital em Portugal e voltava outra vez para os jogos. Depois, disse aos responsáveis do Al-Ain que não podia continuar assim e tive de ir embora."
Voltando às recentes declarações, Leonardo Jardim relatou: "Os motivos são pessoais. Primeiro, é o desgaste deste ano, não só desportivo, que tudo isto acarretou. Alguns sinais alertaram-me: 'Jardim, pára um pouco. A tua saúde física e mental precisa de ser preservada'."
O técnico de 51 anos de idade sempre se mostrou resguardado acerca da sua vida pessoal, tendo apenas por poucas vezes surgido ao lado da companheira em público, situação que aconteceu, por exemplo, na gala Quinas de Ouro, da FPF, em 2018, e também havia ocorrido numa festa de Natal do Sporting, em 2013. Sabe-se, contudo, que Carla Jardim chegou a estar ligada às operações da loja de vinhos, Trago, no Funchal, projeto que deu sequência à produção de vinhos e azeite, 'Jardim do Tua', em que Leonardo tem investido há alguns anos.
Recentemente, antes de uma pausa competitiva, Leonardo Jardim havia feito uma rara revelação acerca da sua vida familiar: "Tenho de perguntar à minha mulher o que vamos fazer, não é? Porque ela é que é responsável por essa área. Venho sempre aproveitando os dias de folga para conhecer um pouco a região. Na última paragem estive em Tiradentes, Bichinho. Vou conhecendo algumas vinícolas para tirar algumas ideias para a minha."