Estrelas Afinal o que é a Arena Diogo Jota, o novo espaço da Cidade do Futebol que emocionou a viúva Rute Cardoso e os pais do jogador na inauguração
Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) inaugurou este sábado, 6 de setembro, a Arena Diogo Jota, um novo espaço na Cidade do Futebol, em Oeiras, dedicado aos eSports. Mas, afinal, em que consiste este espaço?
Esta arena é uma infraestrutura inédita naquele complexo da FPF e será palco para as equipas e seleções nacionais que competem em plataformas de futebol virtual, sendo uma delas a mais conhecida como eFootbal (anteriormente designada como FIFA). “É um espaço dedicado, a FPF tem feito investimento muito grande nos esports, há uma franja de consumidores de futebol que nos importa muito querer acolher. Este investimento já estava planeado, demos uma caraterização para eternizar aquela sala, onde passarão os melhores praticantes de esports, com o nome do Diogo, um apaixonado por esta modalidade”, fez saber o responsável da Federação Portuguesa de Futebol.
Onde a paixão se torna legado: A Arena Diogo Jota nasceu ???? #FazHistória pic.twitter.com/ILRiuxJ1yT
— FPF eSPORTS (@FPFeSPORTS) September 6, 2025
Para além de ser um craque nos relvados, Diogo Jota era também um grande apaixonado pelos eSports e tinha inclusivamente uma equipa, os Luna Galaxy, que se sagraram campeões nacionais em setembro de 2024. Naquele dia 6 de setembro, o craque foi mesmo homenageado na Cidade do Futebol e explicou de onde vinha esta paixão ao jornal Record: “Esta paixão pelo jogo em si começou quando fui viver sozinho para Paços de Ferreira, ainda com 16 anos. Quando saí de casa dos meus pais, a Playstation foi uma companheira. Comecei a desenvolver o meu apetite pelo jogo. Depois com a pandemia, passou de um jogo casual para um jogo competitivo, porque vivo de competição, adoro competição, adoro competir. E na pandemia, isso foi-me retirado”, começou por recordar.
Mas não se ficou por aqui. Nessa altura, “a Premier League criou um torneio em que cada clube escolhia um jogador para o representar.” “Ganhei um torneio, batendo o Alexander Arnold na final, que representava o Liverpool. A partir desse momento, eu gostei muito e pensei, porque não criar uma equipa? Obviamente, aqui na Federação já existiam alguns torneios, dos quais eu não participava. E foi esse o clique. A partir daí, já tinha essa paixão pelo jogo e decidi, obviamente, eu não posso competir nessas competições todas, mas posso ter alguém que o faça por mim”, justificou.
Agora, a Federação Portuguesa de Futebol quer manter o seu legado e inaugurou este espaço. No momento do lançamento os pais do malogrado atleta, Isabel e Joaquim Silva, bem como a viúva Rute Cardoso fizeram questão de estar presentes neste local e numa data muito especial. Afinal de contas, um ano antes, Diogo Jota tinha estado por lá a receber o troféu de campeão nacional pela sua equipa.
Para assinalar este lançamento do espaço que vai reunir as equipas sob a alçada da FPF em competições de futebol virtual, arrancou este sábado um estágio da seleção que representará Portugal no Mundial de efootball.